17 de outubro de 2013

Desenho de Leticia Paregas causa reflexão

No último final de semana aconteceu em nossa cidade o 1º Encontro de Graffteiros organizado pelo grupo Baobart. Entre os variados desenhos dos artistas temos a arte feita por Leticia Paregas que chamou a atenção de todos e chegaram até a censurar de certa forma seu trabalho. A artista diz que não se importa e que isso faz parte da sociedade, mas é exatamente nessa ferida que ela quer tocar.

Procurada por nossa equipe do Cidadão Macaibense, Paregas informou: "Trabalho com imagens figurativas de anatomia humana com o propósito de reflexão. A questão do corpo feminino e sua sexualidade, que quase em sua totalidade são auto retrato. E o meu trabalho em Macaíba é livre de titulo e de nome."

Alguns populares não gostaram da arte feita pelos graffiteiros, e chegaram até a cobrir o desenho de Leticia. Uma moradora do local falou conosco e sua opinião foi curta e grossa: "Isso é falta de trabalho para o povo desse país, olha isso! coisa de quem não tem o que fazer, aquele ali é uma pouca vergonha". Perguntada sobre quem teria coberto o desenho com tinta preta a mesma não soube ou não quis dizer. 

Em relação a "censura" ou não que foi feita em seu trabalho, Paregas relata que: "...ele tem o propósito e reflexão mesmo, ou seja, como ele foi feito em um espaço público, ele pode ser manipulado, censurado, copiado, apagado e atropelado. A questão do corpo da mulher ser visto como um tabu quando ele é tão lindo e livre. São mulheres que tem querer, vontades e elas não tem vergonha disso por mais que exista a censura, a calcinha ou o sutiã. Elas vão continuar aparecendo pela cidade nuas livres com o sorriso nos olhos e muito desejo!".

Conheça o trabalho de Leticia: tesouradodesejo.tumblr.com



Fotos: Clicknos.com, Marcelo Veni e Pedro Henrique
Entrevista: Maxson Savelle