20 de novembro de 2013

Audiência Pública para debater o PPA tem boa participação dos macaibenses



A população participou da audiência pública na noite de ontem em bom número, os mais variados segmentos participaram do debate do PPA para o município, entre eles o movimento Revolta do Busão, Conselhos Comunitários e Comunidades de Assentamentos Rurais.

A audiência contou com algumas propostas que se tornaram importantes para o debate:


Revolta do Busão Jefferson Lázaro em tom empolgante lembrou aos vereadores e presentes na audiência que a obra paralisada na Olimpio Maciel onde deveria ser concluído um espaço de lazer e esporte para a comunidade, hoje o espaço serve para uso de drogas. Lázaro ressaltou ainda a questão do transporte público para os estudantes universitários de Macaíba [Urbano e Rural], pois o transporte deve ser cedido pela prefeitura para que os estudantes possam se formar e ajudar a cidade. Temos casos de estudante que gastam mais de R$200 reais por mês para ir estudar na capital.

SINSEMAC (Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Macaíba) – [José Evaldo e José Alcântara]: Um ponto principal tocado pelos representantes sindical foi o plano de cargos e salários dos servidores e um concurso público, ainda em suas falas pediram para que fosse reavaliado a LDO e que o povo possa participar.

Assentamentos Rurais: O assentamento presente foi Eldorado dos Carajás na pessoa do Agricultor José Francisco [Zeca], o mesmo falou que deve ser investido na agricultura familiar e no homem do campo e com isso o município ter um Desenvolvimento Rural sustentável e solidário.

FACCM (Federação Das Associações e Conselhos Comunitários de Macaíba): A federação se fez presente com alguns líderes comunitários e moradores do Conjunto Manoel Dias, os cidadãos foram propor para o orçamento do município demandas tiradas pelos moradores em suas reuniões.

AMPAMA (Associação de Pais e Alunos de Macaíba): A associação, na pessoa do senhor José Olinto, se somou a reivindicação dos pais do Conj. Manoel Dias na questão da construção de uma creche na comunidade.

Vereadores: Katia Sena e Edivaldo Emídio fizeram a proposta das sessões/Audiências sejam feitas nas terças e quintas para dar conta do debate e aprovação do Orçamento 2014 e que estariam dispostos a colocar como emenda a Guarda Municipal.

PT (Partido dos Trabalhadores): O partido atuante no município participou da audiência e concedeu através do seu presidente o Professor e Ex-Vereador João Marques, os parabéns a câmara municipal por abrir o debate e a participação popular. O professor lembrou que pedirá ao legislativo a anulação da LDO apresentada na audiência, pois ela só poderia ser debatida depois do PPA e com a participação popular, caso não ocorra este ato por parte da câmara o partido levará o caso a justiça.

Texto: Maxson Savelle 
Fotos: Blogs Cidadão Macaibense / Senadinho Macaíba 

Jefferson Lázaro - Revolta do Busão

João Marques - Presidente do PT

João dos Santos - Contador do Município

Vereadores

Moradores do Conj. Manoel Dias

Jovens do Movimento Revolta do Busão

Conj. Manoel Dias

Revolta do Busão