14 de novembro de 2013

Biblioteca na escola CERU [Traíras] da exemplo de formação de leitores.

O Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho realizou durante está semana a 1º Mostra Formação de Leitores, formando leitores e produtores de textos. na comunidade de Traíras. a mostra se encerra hoje e contou com a participação de grandes nomes da literatura e historia potiguar e macaibense.

Durante a semana foram expostos os trabalhos feitos pelos alunos, temas como "Macaíba de ontem e de hoje", houve exibições de filmes sobre a temática a exemplo temos o "De onde vem o livro?" [Animação], literatura de cordel nas escolas, cordel onde era abordado a vida de Pe. Amorim (produzidos pelas alunas Beatriz Coelho e Rita de Cássia, 9º ano e apresentação de capoeira.

O jornalista e escritor Osair Vasconcelos esteve presente e divulgou o seu livro "A cidade que ninguém inventou" onde temos registros do cotidiano macaibense entre o final dos anos 1950 e a primeira metade da década de 1970. Nomes como Anderson Tavares, Manoel Vasconcelos, Prof. Palhares, Prof. João Marques e Marcelo Augusto prestigiaram a mostra. Debates e caminhos foram expostos para a leitura em sala de aula.

"O hábito da leitura deve ser estimulado desde a infância para que as pessoas aprendam, desde crianças, sua importância, pois ler é uma ajuda para compreender o mundo. A escola, para promover uma educação realmente de qualidade, deve incentivar a formação de leitores, pois somente dessa forma estará contribuído para a formação de indivíduos  cultos, dinâmicos e perspicazes", lembrou a professora Maria Luzinete.

Maxson Savelle
Tecnólogo em Produção Cultural