13 de dezembro de 2013

Grupo de Aeromodelistas inaugura pista em Macaíba

Os praticantes do aeromodelismo potiguar voltarão a ter uma área adequada para a prática do hobby. Após dois anos sem uma pista apropriada, a União Norterriograndense de Aeromodelismo e Helimodelismo (UNAH) inaugura no domingo (15), em Macaíba, um complexo privado com pista, hangar, estacionamento e área de convivência.

No dia da inauguração, a UNAH promoverá uma dia de atividades, com entrada franca e participação de aeromodelistas convidados de Mossoró, Assú, Paramirim, João Câmara e demais localidades do estado. O evento está programado para começar às 7h da manhã e deve se estender durante todo o dia.

A sede da UNAH encontra-se localizada no município de Macaíba, próxima à Escola Técnica de Jundiaí, há cerca de 7 km da entrada da BR-304. No domingo, a organização colocará faixas indicando o acesso a partir da pista de Jundiaí.

A UNAH foi criada em 1974 e inicialmente utilizou instalações do antigo Aeroclube de Natal, que na época possuía pista de voo situada na av. Engenheiro Roberto Freire. Área que pertencia à União sob o comando do Exército. A autorização constava ofício nº 059-E/5, de 02 de junho de 1974, do Chefe do Estado-Maior da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada destinado ao Presidente do Aeroclube do Rio Grande do Norte e a UNAH.
 
Em 2011, após entendimento firmado entre o clube, Exército, IDEMA e Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte, no sentido de dar maior proteção ambiental ao Parque Estadual das Dunas de Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”, criado em 22 de novembro de 1977, o clube devolveu a área ao Exército devidamente recuperada ambientalmente.

Assim sendo, a diretoria buscou nova área para abrigar a prática do Aeromodelismo no Estado, oportunidade em que achou um imóvel no Município de Macaíba. Trata-se de imóvel particular, distante do centro urbano e com área propícia à prática do hobby.

Lá, durante dois anos de obras, o clube ergueu hangar, área de lazer, trouxe energia elétrica para região, sistema de água potável, estacionamento privado, além de uma pis ta de 150m x 12m feita de concreto. Com isso, hoje voam na UNAH aviões de grande porte, como jatos radiocontrolados e aeromodelos com mais de 60 cilindradas (categoria chamada “Giant”).

A UNAH ficou sem um local propício por dois anos, desde que deixaram de operar na pista da que ficava às margens da Avenida Engenheiro Roberto Freire.

Fonte: Portal no Ar
Créditos da foto: Dejackson A. Farias