6 de dezembro de 2013

Os Agricultores reivindicam aprovação da emenda que prevê a criação do Fundo Municipal da Agricultura Familiar.

José Francisco (Zeca) - Associação do Assentamento eldorado dos Carajás
Mais uma vez, a população se fez presente na Audiência Publica para debater o orçamento municipal. Ontem, dia 5, a Casa Legislativa recebia diversos setores da sociedade para cobrar a inserção das propostas de emendas a Lei de diretriz Orçamentária, bem como, pedir maior celeridade na apreciação e votação das propostas de emendas no orçamento. 

Entre os variados segmentos que participaram da audiência, estavam os agricultores familiares, que ainda sofrem as consequências da pior seca dos últimos 50 anos; Os agricultores macaibense, vivem em região de semiárido, com o cultivo de sequeiro, resistindo as mudanças climáticas, ao longo do tempo. Os agricultores alegam que falta maior atenção dos governos, Estadual e Municipal no tocante as ações mais efetivas de convivência com o semiárido. 

“Até agora, os apoios que recebemos são ações do Governo Federal, resultados das reivindicações dos movimentos sociais camponês”. Falou José Francisco (Zeca), presidente da Associação do Assentamento eldorado dos Carajás. Ontem, um grupo bastante representativo da área rural, participou da audiência publica para discussão da emendas no orçamento. Na ocasião, Zeca, reafirmou a proposta de emenda que prevê 5% dos recursos municipais para criação de Fundo Municipal da Agricultura Familiar. Para José Francisco (Zeca), a Agricultura Familiar deveria ter a mesma importância na agenda política, quanto tem a os temas relacionado a saúde, educação, entre outras políticas do governo, tendo em vista que não é possível garantir outros direitos, sem que possamos assegurar uma alimentação como um direito humano essencial, como porta de entrada para cidadania. 

O agricultor, de forma otimista, relata que credita não ser difícil a aprovação da citada proposta de emenda. “ Acredito que seremos ouvidos, não espero que haja ignorância política das autoridades” enfatizou Zeca. Em seguida, encerrou sua fala, solicitando a aprovação do Fundo Municipal da Agricultura familiar.

Por Jair Macêdo
Site Cidadão Macaibense