18 de fevereiro de 2014

Organizações dos agricultores familiares se reúnem para dialogar sobre a chamada pública para a compra da produção para a merenda escolar.

Reunião do Grupo de Trabalho
Hoje as 9:h00, aconteceu na sede da prefeitura a reunião do Grupo de trabalho organizado para dialogar sobre a elaboração da chamada publica para com da produção da agricultura familiar para alimentação escolar no município de Macaíba/RN. Na oportunidade, participaram da reunião da comissão de acompanhamento: Dario Andrade- Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. Francisco Fernandes Maia – Secretaria de Agricultura de Macaíba, José Olinto – Associação de Pais de Alunos, Assis – Tec. Da Secretaria de Finanças, Jair Macedo – Assessoria do CEPAC, Alem dos agricultores familiares, representantes das Associações dos Assentamentos Caracaxá, José Coelho, Eldorado dos Carajás, Quilombo dos palmares, entre outros participantes, produtores de alimentos. No momento foi feitas proposta para publicação da chamada publica, com olhar dos agricultores familiares.

Esta reunião foi resultado do seminário ocorrido no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Macaíba com a finalidade de dialogar  sobre a  aplicação da  Lei 11. 947/2009, que dispõe  sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Na ocasião, trataremos da execução do  Artigo 14, onde observa que dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação –FNDE,  no âmbito PNAE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gênero alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.

Na ocasião, participaram as Secretarias de Educação, Secretaria de Agricultura, Associações das comunidades rurais, agricultores familiares dos Assentamentos de reforma agrária do município, alem da Delegacia do Desenvolvimento Agrário, instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural, entre outros parceiros do desenvolvimento rural.

O evento contou com a presença de Dario Andrade, representante da Delegacia do Desenvolvimento Agrário - DFDA e teve como objetivo disponibilizar as organizações da agricultura familiar do município informações sobre a inserção no programa, sensibilizar os gestores para interação, entre os atores do programa e otimizar sua execução.

No final, instituído um grupo de trabalho para dialogar sobre o modelo de chamada publica para compra da produção da agricultura familiar.  A  reunião do grupo de trabalho  foi marcada para hoje, dia 18 de fevereiro, as 09:00, no sede da prefeitura.

O evento foi organizado pela Associação de Pais de Alunos - AMPAMA, CEPAC, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Macaíba e Associações dos Agricultores.

Assessoria de Comunicação
Blog Cidadão Macaibense