30 de março de 2014

1ª Reunião com representantes de Religiões de Matriz Africana e demais Comunidades Tradicionais



Hoje pela manhã 30 de março, aconteceu a 1ª Reunião com representantes de Religiões de matriz Africana e demais comunidades tradicionais na Sede do PT de Macaíba (RN). O evento contou com a presença do Babalorixá Melquizedec, Cícero Militão Aby Faraj, Emanuel Palhano, Joelson, Dona Raimunda, Jackson Rodrigues de Araújo, Maria Ribeiro de Lima, Keila Cristina, Iyafeni Arruda, Janadi Lino, Zedequios Costa,Verônica Maria, André Luiz, Lúcia Elena Alves e Rosangela Maria, Claudio Pascoal, dentre outros.

O diálogo foi bastante proveitoso, pois foram abordados temas de interesses destes povos tradicionais como: A discriminação ao culto e seus adeptos, leis de proteção, aperfeiçoamento da estrutura curricular na disciplina de Ensino da Religião como reafirma a Lei, o direito garantido por lei de realizar visitas aos Hospitais, delegacias e presídios, empoderamento, visibilidade, questões de Saúde, Alimentação, Juventude e Gênero.

Os presentes abordaram a importância de se formar uma comissão de representantes de Religião de Matriz Africana e demais povos tradicionais de Macaíba e comunidades circunvizinhas que realizará inúmeros trabalhos voltados para este fim.

Foi criado também um grupo de Trabalho (GT), que terá como ponto de partida a realização de um mapeamento de todos os terreiros existentes na cidade, apontando para um seminário após a conclusão do referido mapeamento. A primeira reunião do GT estar definida para 13 de Abril às 9hs na Sede do PT local.

Por Cícero Militão

 



Profº Joelson

Dona Raimunda - Rua do Mosquito