13 de março de 2014

Máquinas e Equipamentos doados pelo Governo Federal a Prefeitura deve atender os agricultores e melhorar a infraestrutura da Zona Rural

Para estimular o crescimento econômico da indústria e especificamente amenizar os efeitos dos longos períodos de estiagem nas regiões de semiárido, o Governo Federal lançou no exercício de 2010, a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC. Entre os vários objetivos do PAC2 destacam-se: Conservação das estradas vicinais, nas áreas rurais, abastecimento de água, como ações importantes para o escoamento da produção e para a segurança do tráfego nos municípios dentro dos critérios do programa, com predominância de agricultores familiares e para amenização dos efeitos da seca nas regiões do semiárido. Para tanto, em julho de 2010, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Comitê Gestor do PAC lançou a ação de aquisição de máquinas e equipamentos.

Essa ação visa fomentar a infra-estrutura de pequenos municípios por meio da compra direta de RETROESCAVADEIRA, MOTONIVELADORA E CAMINHÃO CAÇAMBA e posteriormente sua doação, garantindo a melhoria no transporte de produtos e pessoas no meio rural. Nesse contexto, o município de Macaíba, situado em região semiarida foi contemplado com essas maquinas e equipamentos. Atualmente, é possível verificar estes veículos transitando na cidade, realizam algum trabalho, depois ficam estacionados no pátio da Secretaria de Infra-estrutura do município.

Por outro lado, agricultores reclamam que quando solicitam os serviços não são atendidos de forma satisfatória. A equipe do Cidadão Macaibense recebeu reclamações dos moradores das comunidades de Traíras e Lagoa do Sitio. É preciso que estes benefícios atendam aquém ele realmente se destina e melhore as condições de vida na zona rural. Recentemente, em virtude dos efeitos da estiagem e seca, o Comitê Gestor do PAC ampliou benefício aos municípios localizados no Semiárido, inclusive os municípios acima de 50 mil habitantes. Além dos equipamentos mencionados anteriormente, o Governo Federal entregou aos municípios PÁ CARREGADEIRA e CAMINHÃO PIPA.

O município de Macaíba recebeu um caminhão Pipa para atender a quem mais sofre com efeitos da estiagem e vivem nas comunidades, são moradores sem condições econômicas para comprar água e dependem da água para o plantio e garantir sua sobrevivência e permanecia no campo. Sendo assim, é fundamental a participação do conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável dos municípios acompanharem a gestão dessa ação para que atenda seu publico prioritário. É preciso que a gestão municipal atribua maior importância aquém alimenta a população com a produção de alimentos. Enquanto falta compreensão da gestão, é necessário acompanhamento por parte das associações e Sindicatos, além buscar as instituições de controle. 

A entrega dos equipamentos pelo Governo Federal iniciou-se em dezembro de 2011, a previsão é que se estenda até junho de 2014, as prefeituras recebam os equipamentos nos seus respectivos estados, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e suas delegacias.

Da Redação
Cidadão Macaíbense