16 de março de 2014

Prefeitura de Macaíba não consegue resolver o problema do trânsito na cidade e quem sofre é a população

O Senadinho Macaíba destaca: O Prefeito Fernando Cunha parece não conseguir acertar muito nos últimos meses ao governar Macaíba. Com um acumulado índice de rejeição e insatisfação popular, o Prefeito Fernando Cunha agora amargar as reclamações daqueles que usam o centro da cidade para trafegar.

Ora o próprio pedestre ora os proprietários de carro, estão sempre insatisfeitos. Recentemente, ele realizou algumas mudanças no centro da cidade para facilitar a mobilidade urbana e o uso de vias de trânsito. Não teve muita sorte por vários motivos.

Para melhor entender o problema a nossa redação buscou conversar com um profissional da área que nos alertou para detalhes importantes que o Prefeito Fernando Cunha deveria  ter tomado. Para tanto, passamos a elencar:

1 – Que o uso de  transporte no nosso município está voltado para uma política que busca ações apenas pontuais, situação que contribuiu para a criação de uma cultura no trânsito focada no automóvel e na aceitabilidade de comportamentos de risco que influenciam diretamente na violência que temos hoje no trânsito.

2 – Que para superar isso era preciso ter uma política municipal de transito e transporte, que buscasse  o desenvolvimento de ações de educação para o trânsito em toda comunidade local, principalmente na escolar – escolas públicas e privadas, nas quais a política seria aplicada de forma transversal às disciplinas curriculares. Também deveria ter ações voltadas à redução de violência no trânsito e para privilegiar a mobilidade urbana.

3 – Que para termos o trânsito acalmado nos centros comerciais da cidade, o trânsito seguro para pedestres e ciclistas e o respeito à sinalização de trânsito na cidade, deveriam ser prioritários na nesta política de educação para o trânsito.

No entanto não é isso que tem se visto. A única mudança no trânsito que encontramos são proibições de tráfego em ruas sem nenhum planejamento. E agora para poder superar a falta de planejamento o comerciante local voltou a usar o transporte de burro de carga, como mostra na foto acima. Nos falta uma política municipal de trânsito e transporte, que nem prejudique o pedestre e nem prejudique o crescimento econômico da cidade.

Foto: Senadinho Macaíba