11 de março de 2014

Resumo do I Seminário sobre Segurança Pública da Região Metropolitana de Natal

Ontem (10), foi realizado o seminário que reuniu vários representantes de grupos e instituições de Macaíba, Parnamirim, Ceará – mirim, Mossoró, Natal e São Gonçalo do Amarante em busca de caminhos para a redução da violência e criminalidade. Compondo a primeira mesa estava o presidente do CEPAC (ONG organizadora do seminário) o senhor Severino Ramos, Sergio Cunha representando a prefeitura de Macaíba e dois representantes de Parnamirim e São Gonçalo.

A segunda mesa de debate foi constituída pelo delegado de Macaíba o senhor Normando Feitosa, Dr. Raquel, Josimar de Lima Comandante do 11º Batalhão de Macaíba, Marcos Dionísio presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Renata Pimenta Vice-Presidente do SINPOL/RN.

Os cidadãos que participaram estavam em numero razoável, sendo em sua maioria de Macaíba e os demais da região e Mossoró. Os vereadores da câmara municipal de Macaíba estiveram presentes (Ver. Silvan não compareceu), junto ao presidente da Associação de Pais de Alunos de Macaíba o senhor José Olinto, Rogério Silva representando a Prefeitura de Natal, Comunidade de Lagoa do Tapará, Comunidade Quilombola na pessoa do senhor Manoel Batista, alguns funcionários da prefeitura que atuam na assistência social de Macaíba e jovens atuantes na cidade.

Ao longo do seminário os representantes na mesa e público presente demonstraram mais interesse em desabar sobre a atual situação da região, esqueceram de certa forma de elaborar e propor caminhos para a prevenção do problema da insegurança.

Ao final o que se viu foi um pequeno grupo comprometido com o seminário, já que os vereadores e alguns líderes e representantes de grupos, órgãos e instituições foram para casa antes de construir caminhos para o tema abordado. Esse pequeno grupo formado por representantes da comunidade indígena, quilombola, prefeitura de Macaíba e alguns jovens ficou como uma comissão que devera dar andamento as demandas para outros grupos e acompanhar o programa Juventude Viva na cidade de Macaíba.

Da Redação
FOTOS DO SEMINÁRIOClick AQUI