7 de abril de 2014

Audiência proposta por Mineiro debate o VLT na região metropolitana de Natal

Por iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT), o Projeto de Modernização do Sistema de Trens Urbanos da Região Metropolitana de Natal, o chamado Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), foi apresentado e debatido em audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (7), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RN.

O projeto foi contemplado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos e Mobilidade, do Governo Federal, e já garantiu mais de 450 milhões para a modernização e expansão do sistema de transporte ferroviário da região metropolitana de Natal.

 
Veja mais sobre o projeto da CBTU

O debate contou com a participação da deputada federal Fátima Bezerra (PT); do superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no RN, João Maria Cavalcanti; da técnica de Gestão da CBTU, Dulce Albuquerque; do vereador de Natal George Câmara (PCdoB) e do coordenador de Projetos Especiais da Secretaria Estadual da Infraestrutura, José Dixon Palhano.

Mineiro deu início à audiência chamando a atenção para o problema da "imobilidade" vivido pelos moradores de Natal e cidades vizinhas, que tem acarretado perda da qualidade de vida e também impactos econômicos negativos. Em seguida, os representantes da CBTU explanaram o projeto que promete beneficiar 50 mil passageiros por dia.

Segundo o superintendente da CBTU, 12 veículos VLT fabricados no Ceará devem chegar em maio a Natal, além de duas locomotivas novas que vêm de São Paulo. Ele explicou ainda que novas estações serão construídas para atender às demandas da população. "Estamos pleiteando que a obra comece o mais rápido possível e que a contratação seja realizada via Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), para discutirmos o projeto e execução a quatro mãos", explicou.

Em sua fala, Dulce Albuquerque detalhou a carta de intenções da CBTU e disse que o projeto do VLT, que é dividido em quatro etapas, tornará o sistema ferroviário moderno, eficiente, seguro e integrado.

Na 1ª etapa, ocorrerá a modernização do sistema atual com os 12 novos VLTs e as duas locomotivas, em três linhas de operação interligando Natal, Parnamirim e Extremoz, e a construção de novas estações. Na 2ª etapa, a previsão é de mais duas linhas: Ribeira-Campus Universitário pela Av. Jaguarari e outra que passará pela Av. Capitão-Mor Gouveia. A 3ª etapa contará com uma linha que chegará ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, formando um anel pelos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo. A 4ª etapa pretende estender a linha que atende Parnamirim-Ribeira até os municípios de São José de Mipibu e Nísia Floresta.

Mais informações: mineiropt.com.br