29 de maio de 2014

SURTO DE MENINGITE: NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SMS

A Secretaria de Saúde Municipal vem por meio desta nota esclarecer a população macaibense, baseada nas informações de Francisco Américo Micussi, médico pediatra infectologista, sobre os boatos surgidos nas redes sociais de um suposto surto de meningite meningocócica no município de Macaíba.


É verdade que foi confirmada uma vítima da doença no município, fato que a Secretaria lamenta profundamente e se solidariza com os familiares. Um segundo caso está sob análise. De acordo com Francisco Micussi, que ontem (28) atendeu o paciente que veio a falecer na enfermaria do Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, nesta quinta-feira (29), a própria Sociedade Riograndense de Infectologia, entidade máxima de representação dos médicos potiguares especializados na área, divulgou nesta semana uma nota esclarecendo que não existe atualmente um surto de meningite no Rio Grande do Norte e muito menos em Macaíba.


Para que seja confirmado um surto, é preciso que haja uma sequência de casos confirmados e correlacionados, ou seja, com pessoas que conviviam diariamente em um mesmo ambiente ou localidade em curto espaço de tempo – o que não é o caso de Macaíba, ou mesmo do estado.


Inclusive, de acordo com dados estatísticos da Secretaria Estadual de Saúde, em 2013, o número de casos e óbitos da doença foi proporcionalmente maior do que os atuais índices e, mesmo assim, não houve surto.


Com relação ao caso confirmado em Macaíba, o infectologista ainda explica que, após esclarecimentos com professores da escola frequentada pelo paciente, ele não comparecia a escola desde a última sexta-feira (23) até hoje (29) e, de acordo com familiares, apresentou sintomas da doença no último domingo (25), fatos que confirmam que não existe possibilidade de contágio para as pessoas que frequentam o mesmo ambiente escolar que o paciente.


Devido a isso, não existe também a necessidade de fechamento ou isolamento da escola ou motivo para que as pessoas procurem os postos de saúde para receberem a vacina contra a meningite.


Lamenta-se o fato das pessoas desinformadas ou mal intencionadas usarem sem prudência as redes sociais para propagar mentiras e tentar causar pânico na população. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que está à disposição da população de Macaíba para possíveis esclarecimentos e está tomando as providências necessárias com relação ao único caso confirmado no município.


Secretaria de Saúde via Assecom-PMM