23 de julho de 2014

Índice Band: Dilma tem 50% dos votos, Aécio Neves 27% e Eduardo Campos 14%

Band lançou hoje ferramenta especial para medir semanalmente a evolução dos votos válidos na disputa presidencial com base nos dados de vários institutos de pesquisa. Confira os primeiros números.

A cobertura da disputa eleitoral pela emissora de TV Bandeirantes tem uma ferramenta especial em 2014, para ajudar o eleitor a entender como anda a evolução dos candidatos. Trata-se do Índice Band, novidade do “Band Eleições”, programa que estreou nesta segunda-feira (22) e irá ao ar todas as segundas-feiras, após o CQC. O índice vai mostrar semanalmente a evolução de votos na disputa presidencial com base nos dados de vários institutos de pesquisa.

Na primeira análise, o índice aponta que, se a eleição fosse hoje, a presidente Dilma Rousseff (PT) teria 50% dos votos válidos. Aécio Neves (PSDB) teria 27% do total das urnas, enquanto Eduardo Campos (PSB) ficaria com 14% da preferência dos eleitores e o Pastor Everaldo (PSC), 4%.

O responsável pelo Índice Band é o cientista político Antonio Lavareda, que analisa as pesquisas registradas e divulgadas, sempre fazendo uma média ponderada – ou seja, sintetizando todos os dados em um único índice, apenas com os votos que seriam válidos.