21 de julho de 2014

Macaibense é homenageado pela UFRN

Em breve será inaugurada uma nova extensão do prédio do Centro de Ciências Exatas e da Terra (www.ccet.ufrn.br), da UFRN. Nessa construção, uma área foi reservada para receber as novas instalações da biblioteca setorial do CCET, que integra o sistema de bibliotecas da UFRN. Apesar da transferência de lugar, a biblioteca setorial manterá o nome de Biblioteca Setorial “Prof. Ronaldo Xavier de Arruda”. 

Para os jovens que não tiveram a oportunidade conhecê-lo, Ronaldo, que foi meu amigo e professor de matemática, é um ilustre macaíbense, embora pouco conhecido em nossa cidade. Filho de saudoso “Cabo Assis”, foi um brilhante aluno de Matemática nos anos 70, e excelente professor durante o tempo que atuou na UFRN. Realizou estudos de pós-graduação, obtendo o título de Mestre em Matemática, em um tempo que tudo isso era muito difícil, por falta de oportunidades. Sempre foi uma pessoa simples, mas de certo modo desprezado e esquecido em Macaíba, mesmo em vida, razão pela qual ele passou a visitar cada vez menos nossa cidade, depois que se estabeleceu como professor da UFRN. 

No entanto, esteve sempre dando apoio aos estudantes de Macaíba que chegavam à UFRN e precisava de algum tipo de orientação. Assim, foi importante para a vida de muitos amigos de Macaíba que passaram pelos cursos de Engenharia e de Ciências (Matemática, Física, Química, entre outros). A homenagem que a UFRN faz ao Prof. Ronaldo, mantendo o seu nome em uma das bibliotecas mais importantes da universidade, é mais do que justa e merecida.

Por Francisco Alexandre (Xico Macaíba)
Via Senadinho Macaíba