17 de julho de 2014

Prefeitura de Macaíba é obrigada a instalar máquina de Raio X

Foto: Panoramio
Após denúncia feita pela Associação de Moradores do Conjunto Manoel dias, através do seu Presidente Carlos André, aos órgãos competentes como SUS  e MP que a UPA de Macaíba não tem Raio X a Prefeitura é obrigada a instalar o equipamento em um prazo de 15 dias, agora é aguardar e espera que seja cumprida a determinação do MPRN.

No dia 12 de Março de 2014 a prefeitura publicou uma matéria em seu site informando sobre o aparelho e o processo de instalação, Veja Aqui, já se passaram mais de 4 meses.

Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-x, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Mais informações no associacaodemoradoresmd.com