30 de julho de 2014

Transporte Público: O problema não é o valor, mas a qualidade do transporte e do serviço

Por Maxson Savelle - Site Cidadão Macaibense

O estopim para os protestos de Junho de 2013 foi o aumento da passagem em 0,20 centavos, mais dentro dessa insatisfação com o aumento estava o desejo de ter um transporte público acolhedor e eficiente, não podemos esquecer que as ruas, terminais rodoviários e paradas de ônibus devem e estão incluídas nas reivindicações. Compete ao município administrar e manter o serviço, mas os investimentos devem ser realizados também pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal.

Enquanto escrevia esse texto, dei uma olhada em alguns sites da região quando me deparei com a matéria na Tribuna do Norte informando que o DER/RN estabeleceu o aumento da passagem, tendo um reajuste de 9,88%, Mangabeira: 2,80 e BR: 3,10. Vou reforçar o que pretendia com o título do texto, o problema não e o valor, mas a qualidade dos ônibus e dos serviços ao cidadão.

Uma empresa como a "Trampolim da Derrota Vitória" que atua em Macaíba, para cobrar esses valores deve primeiro evitar que os ônibus façam viagens lotados, que o tempo de espera na parada seja reduzido no mínimo em 50% (Já ouvi relatos de pessoas que passam 1h30m esperando) e que os veículos recebam constantemente vistorias para que sigam em boas condições e evitem perigo ao usuário.

Trabalhadores e Estudantes são os principais afetados pelo péssimo serviço, se deslocam constantemente para fora da cidade, suas necessidades nunca foram acompanhadas de políticas públicas de investimento na qualidade e na mobilidade urbana. A cada ano cresce o número de usuários de transporte público mais não se encontra ações de nenhuma das partes responsáveis para amenizar a labuta do macaibense.

E os macaibenses? será que ficarão insatisfeitos a ponto de irem as ruas protestar? O movimento Revolta do Busão vai voltar, ou sua força se esgotou em Junho de 2013? A Prefeitura e o Ministério Público estão fiscalizando o serviço da empresa atual?

O problema não é o valor, o problema e continuar presenciando imagens como essas abaixo todos os dias...

Foto: Maxson Savelle (Idosos e crianças correndo perigo próximo à porta)

Foto: Maxson Savelle (Ônibus completamente lotado)