18 de setembro de 2014

Guia do voto consciente

Por Nana Soares - Site Educar para Crescer
 
Este é ano de eleições! É quando temos a oportunidade de eleger nossos representantes no poder. Mas escolher quem vai nos representar nos próximos 4 anos não é nada fácil, ainda mais quando falamos de um tema tão importante como Educação. Por isso, nós damos algumas dicas para que no dia 5 de outubro você escolha seus candidatos.

A Educação é uma das principais responsabilidades dos governos municipais, estaduais e federal (saiba o que faz cada um dos cargos) — mas também depende de nosso envolvimento. E nós podemos ajudar a mudar o destino de nossa nação por meio do voto. Se selecionarmos candidatos comprometidos com a melhoria da Educação, podemos fazer a diferença.

Embora a Educação do Brasil tenha melhorado nos últimos anos, falta muito para garantir ensino de qualidade a todos os brasileiros em idade escolar. Se não melhorarmos dramaticamente a qualidade do nosso ensino básico, não apenas tiraremos as chances para um futuro melhor de nossos filhos e netos. Liquidaremos de vez a esperança de criar um país próspero e desenvolvido em um mundo em que o grande diferencial está não nos recursos físicos, mas no conhecimento.

A Educação de qualidade para todos os cidadãos ajuda a reduzir a violência, a pobreza, a fome e a discriminação. Países que priorizaram o ensino de qualidade nas últimas décadas registraram um crescimento econômico acima da média (é o caso da Coreia do Sul e da Irlanda). E quanto melhores forem as escolas de um país, mais qualificada será a mão de obra das empresas e melhores serão os produtos e serviços oferecidos ao consumidor. Exija boa educação para todos!