13 de outubro de 2014

A Velha Política...

Reflexões - Por Ionara Nunes

Ontem, quando soube do apoio de Marina Silva a Aécio Neves, não fiquei nem um pouco surpresa, pois para mim, tal ato já era esperado e só não consegui entender a demora, o suspense. Acredito eu, que ela queria negociar propostas em troca de tal apoio e um deles, como todos sabem, seria o fim da reeleição. Pois muito bem, o candidato aceitou, mas só em 2022, ou seja, quando ele, caso seja eleito, for presidente e se reeleja.

Em que pé ficou a situação? Em pé nenhum, pois ele apenas ganhou tempo e quando essa data chegar, nada irá mudar, porque ele não tem compromisso com Marina Silva, apenas com a própria campanha. E foi a custa de corrupção (Mensalão Tucano) que o PSDB criou a reeleição, com isso mostra que eles não querem que ela acabe. 

O que representa tal atitude para ela? Creio que dessa forma, seu discurso de nova política que já era bem questionável, morreu de vez e se sepultou, ela se tornou uma piada, alguém sem credibilidade entre os eleitores, seu partido, a Rede, vai se sustentar? E ela própria irá? Pouco provável, pois saiu desta eleição, não pela derrota de agora, mas devido a esse apoio, sem crédito entre os eleitores da nova política, e o pior e mais grave, mostrou com isso que mesmo tendo imposto condições para dar apoio a Aécio, foi só ele dizer não, que ela cedeu ao que não queria, mostrando mais uma vez fraqueza diante do que se esperava ser seus ideais. Aí eu pergunto: quem acredita agora na "nova política"?