27 de outubro de 2014

PARABÉNS MACAÍBA - 137 ANOS

Imagem: PMM
Por Andry Morais - ASSECOM/PMM
 
Nesta segunda-feira (27), o município de Macaíba completa 137 anos de emancipação política. A Terra de Augusto Severo tinha o nome de Coité até o ano de 1855, quando recebeu a atual denominação do comerciante Fabrício Gomes Pedroza. Macaíba é uma espécie de palmeira com o caule arredondado no meio, sendo comumente encontrada em regiões de Mata Atlântica e Zona da Mata do Nordeste brasileiro.

A comemoração de 27 de outubro se deve ao fato de que a Vila de Macaíba foi elevada à categoria de município nessa data. Através da Lei 801. Macaíba está localizada em local estratégico do Rio Grande do Norte, cercada pelos rios Jundiaí e Potengi. Inclusive, já sediou o principal porto do estado, na comunidade rural Guarapes. O cais situado nos arredores do Museu Solar Ferreiro Torto, importante ponto turístico e cultural da cidade, também foi um local de grande importância na História do RN.

Macaíba está situada há aproximadamente 15 km da capital potiguar – Natal –, possui uma área de cerca de 510 quilômetros quadrados e uma população que se aproxima a cada dia do número de 80 mil habitantes, com 76.801 (IBGE 2014), o que gera uma densidade demográfica de mais de 150 hab/km2. É terra de figuras ilustres e marcantes na história do estado e do país como Auta de Souza, Henrique Castriciano, Otacílio Alecrim, Augusto Severo, Alberto Maranhão, Tavares de Lyra e Alice Fernandes.

Texto na íntegra: www.prefeiturademacaiba.com.br