16 de novembro de 2014

20 Milhões: Construir uma Sede Administrativa ou promover SANEAMENTO BÁSICO

Foto: Instituto Trata Brasil
O Saneamento básico é o conjunto de medidas adotadas em uma cidade, para melhorar a vida e a saúde dos habitantes impedindo que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico mental e social. O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais são o conjunto de serviços de infra-estruturas e instalações operacionais que vão melhorar a vida de Macaíba. 

No entanto não é assim que o Prefeito da cidade de Macaíba, Dr. Fernando Cunha Lima Bezerra está pensando. Logo ele que é médico e deveria ter uma visão mais ampla e benéfica para o povo. Ao contrário, encaminhou para a câmara e esta aprovou, um pedido de 20 milhões de reais para fazer um novo espaço para sede da Prefeitura. 

Perguntamos! Tem espaço a prefeitura ou está funcionando em espaço alugado? Tem espaço e bem localizado. Ainda construído na gestão Mônica Dantas. Um vereador em certo momento informou que aquele espaço, onde se localiza a prefeitura é da câmara. Mas quem deu? E por que a câmara não constrói seu próprio espaço? E as várias localidades sem saneamento, sem tratamento de seus esgotos e todos os buracos de nossas ruas? Quando vão consertar? Só com um novo prefeito? E ele Fernando Cunha quando vai se posicionar a respeito do caos urbano que nossa cidade vive? Infelizmente Macaíba não construiu o Plano Municipal de Saneamento que pode financiar o setor com verbas da União, o maior provedor de dinheiro para a atividade. 

Com a publicação da Lei n.º 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico, todas as prefeituras têm obrigação de elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Sem o PMSB, a partir deste ano, a Prefeitura não poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico. Estou aproveitando este espaço deste veiculo de divulgação social, para começar uma campanha em nossa cidade para que possamos mudar o pensar do Prefeito e realizar uma cidade saneada. Ou o prefeito Fernando não tem atenção ao seu povo? Inclusive o que o elegeu!!!

Por João Marques