4 de novembro de 2014

Encontro de MCs pela Paz


No próximo sábado (08) de Novembro ocorrerá o Encontro DE MCs pela Paz em Macaíba na Casa Show Pantanal, na rua do Coité, centro de Macaíba, se juntarão vários grupos culturais de Hip-Hop, para celebrar e bradar o seu grito por paz, mais políticas públicas para juventude e cultura hip hop. A ideia central do evento é construir na cidade de Macaíba um novo momento para cultura da juventude local, tendo em vista que a violência e a insegurança local, tem sido infelizmente a pauta que tem tomado conta do cotidiano macaibense. O evento é coordenado pelo grupo de Rap A LEI DO RACIOCÍNIO, grupo que surgiu da ideia de um grupo de jovens moradores da periferia macaibense.

O município de Macaíba se encontra entre os municípios do estado do Rio Grande do Norte como sendo um dos mais violentos e enquadrado na rota do crime potiguar. Com cerca de mais 70 mil habitantes, grande área rural e um alto número de distritos incorporados à cidade, faz fronteira com nove outros municípios. São 18 entradas e saídas sem uma fiscalização policial ostensiva. O município tinha uma média de 15 a 20 homicídios por ano até 2011. Em 2012, esse índice chegou próximo dos 50 crimes dessa natureza e em 2013 chegou a marca dos 103 homicídios.

Um conjunto de jovens são vítimas do narcotráfico e de assassinatos. O número de assaltos e roubos tem aumentado significativamente. Uma parcela destes fatos ligados à violência são direta e indiretamente produtos do uso de drogas. O consumo de drogas e largo quadro de viciados/drogaditos tem aumentado no município de Macaíba. Por ser uma cidade fronteira com Natal, há uma quantidade muito grande de violência concentrada.

A cada aumento do número de assaltos, roubos e assassinatos, uma ação sem planejamento e metas passa a ser executada na cidade pelos órgãos policiais. É colocado um grupo de soldados, motos e carros da polícia que rondam a cidade e a paz parece ser reconstruída. Mas ao sair das motos, nas famosas operações sazonais produzidas pelos órgãos estatais, voltam a acontecer crimes, assaltos, roubos, mortes e a insegurança passa a ser parte rotineira da vida da população de Macaíba. Em alguns momentos são presos e contidos assaltos e roubos e evitados assassinatos, mas sem planejamento e metas, o crime volta a acontecer, em alguns instantes históricos com maior intensidade e gravidade. Um número significativo de jovens envolvidos com o narcotráfico tem crescido no Município. As escolas, tanto públicas quanto privadas, já identificam, através de relatos preocupantes de alguns educadores, a existência das drogas dentro dos próprios estabelecimentos de ensino.