12 de janeiro de 2015

INTOLERÂNCIA!!!

O Ano Novo começou surpreendente, como previa nas reflexões anteriores, porém o enredo é velho, conhecido e nada animador. Causou assombro no mundo ultimamente os ataques terroristas aos cartunistas do jornal Charlie Hebdo. Quando vi as charges que causaram o atentado, também fiquei assombrada. É bem verdade que eles não retrataram com suas ironias só os muçulmanos, mas as imagens do Charlie são espantosas e desrespeitosas, são mesmo.

A questão mais importante é: a liberdade de expressão, que deve ser defendida acima de tudo, pode ultrapassar os limites do racional? Será que a fé, seja ela qual for, a liberdade religiosa, não deve ser respeitada e defendida a qualquer custo?

O atentado ao jornal foi infame, bárbaro, injustificável, porém será que durante anos aqueles que tiveram sua fé ridicularizada não se sentiram também vítimas de um tipo diferente de desrespeito, de terror?Evidentemente, não se justifica agredir, matar e silenciar as pessoas que querem fazer apenas o seu trabalho, sua arte, seu talento. A questão também é que religiosos e fieis também tem o direito de exercer e expressar sua crença livremente.

A intolerância foi mostrada dos dois lados, tanto dos fanáticos terroristas como os cartunistas do Charlie. O que vai permanecer é o seguinte: ambos vão permanecer, o jornal e a crença, o que deve mesmo é se instaurar o diálogo, o respeito e acabar com a intolerância. Assim espero!!!!