5 de fevereiro de 2015

O “Problemático” Programa do Leite em Macaíba começa a ser solucionado

Foto: Arquivo Cidadão Macaibense
Na última semana de Janeiro e primeira semana de Fevereiro, os primeiros Cartões do Programa do Leite começaram a serem entregues aos Beneficiários inscritos no Programa em Macaíba – RN.

Os Extensionistas da Emater Cícero Militão e Cida Pessoa, tiveram muito trabalho diante de tantos problemas encontrados neste programa, que há muito tempo não tinha a realização de Novo Cadastro. Mas, Cícero Militão ressalta, que o maior problema encontrado, é a dificuldade do município poder atender com a máxima rapidez e solução de fato, aos Beneficiários, pois se trata de vagas, e estas são preenchidas rapidamente.

Os beneficiários, que buscam o atendimento da Nutricionista e Assistente Social, e estas precisam dar os Laudos respectivos, visto que, estes documentos são necessários para o Cadastramentos de parte do Público, muitas vezes não conseguem o atendimento e acabam ficando de fora do Programa, o que acaba prejudica a família.

Ouvimos e não podemos realmente comprovar se isso ocorreu, mas a população reclamou muito do atendimento, e os relatos foram muitos. Um deles foi essa orientação ouvida por uma beneficiária, e que foi relatada por uma das entregadoras do leite em um posto: “Esse laudo era invenção, e por isso não daria o documento solicitado”. Disse.

Só reafirmando que estes Laudos fazem parte das Orientação de duas Portarias uma que é Federal e outra Estadual do CONSEA, e do próprio Ministério do Desenvolvimento Social e do Combate a Fome – MDS, que regulamentam quais são os critérios de Saúde, renda e Classificação para inclusão do Beneficiário no Programa do Leite e as respectivas documentações para o Cadastramento.

O beneficiário é cadastrado através do Sistema da Emater através do NIS do Cadastrado, o que nos deu muito trabalho, mesmo assim, já contabilizamos sucesso no trabalho realizado, pois os Postos: Francisco Genival (Valério Mesquita), Guarapes, Deise Hall (Campinas), Pinheiro Borges (Areia Branca), Cana Brava e Mangabeira, já começaram a receber os Cartões nesta Primeira Etapa. Os demais serão entregues na Segunda Etapa, ainda dentro deste mês de Fevereiro.

Um trabalho que toda a Equipe da Emater Local se dedicou para a realização do mesmo.

Por Cícero Militão Aby Faraj
Fonte: Senadinho Macaíba