11 de março de 2015

Dep. Fernando Mineiro (PT) debate Reforma Política com presidente da OAB-RN

Créditos: Vlademir Alexandre

O deputado Fernando Mineiro (PT) se reuniu na tarde de ontem, terça-feira (10), com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN), Sérgio Freire, para discutir o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) da Reforma Política.

Mineiro disse que o objetivo é se somar ao esforço nacional para unificar os setores progressistas, os partidos de esquerda e os movimentos sociais em torno da proposta de reforma do sistema político, defendida pela coalizão democrática formada por mais de 100 entidades e movimentos sociais, entre as quais a OAB e a CNBB.

O presidente da OAB-RN afirmou que a mudança do sistema político brasileiro é uma pauta prioritária para a instituição. Ele defendeu a necessidade de intensificar a coleta de assinaturas em apoio à aprovação do PLIP da Reforma Política.

Sérgio Freire contou que de 23 a 27 deste mês, a instituição vai realizar a Semana Nacional de Combate à Corrupção, com o lançamento das Eleições Limpas. No Rio Grande do Norte, a programação vai abranger algumas cidades do interior, como Mossoró, Assú e Currais Novos.

Ao final da reunião, ficou acertada a realização de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa (AL), no próximo dia 30, com a participação das entidades e movimentos que compõem a coalizão democrática, para ampliar o debate e criar o comitê estadual em defesa do PLIP da Reforma Política.

Na próxima segunda, 16, às 17h, haverá uma reunião, no auditório da OAB-RN, com representantes das instituições da coalizão democrática para tratar da mobilização visando a participação na Audiência Pública do dia 30.

Além de Mineiro e do presidente Sérgio Freire, participaram da reunião o conselheiro da OAB-RN, Djamiro Acipreste; a representante do Comitê Popular Natal de Direitos, Maria das Neves Valentim; e o assessor de Juventude e Reforma Política, Raoni Fernandes.

Assessoria