27 de abril de 2015

GRUPO DE VETERINÁRIOS REALIZAM MUTIRÃO PARA ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DE ANIMAIS NO MERCADO PÚBLICO SEM O APOIO DO PREFEITO FERNANDO CUNHA

VETERINÁRIOS LADEADOS DE APOIADORES DA AÇÃO QUE OCORREU DIA 19 DE ABRIL
Um grupo de veterinários voluntários de Natal e Macaíba realizaram a castração de animais para ajudar a fazer o controle populacional de alguns gatos que eram abandonados no Mercado Público. Segundo a coordenadora do apoio, essa medida é um paliativo, sendo mais uma forma de ajudar para minimizar a dor do abandono e descasos que existem com esses animais naquela região da cidade. 

A coordenadora da ação de castração, ao ser entrevistada pelo site Cidadão Macaibense, solicitou que não divulgássemos seus nomes, porque não desejavam se promover com tal ação. Estavam fazendo gratuitamente para ONG coordenada pela professora Fátima Marques, por entender que este ato é necessário apesar de não resolver o grande problema que é a falta de uma política pública com esta dimensão.

Foram castrados 23 gatos, a maior parte foram os gatos do mercado público. É importante frisar ao leitor, que estes gatos do mercado ficam abandonados naquela região e se proliferando sem o devido controle da espécie. Recentemente ocorreu uma reunião da entidade de Proteção dos Animais com o Ministério Público, afim de que pudesse acionar a Prefeitura para que fosse dada a devida atenção a essa política pública.

Mesmo o Ministério Público tendo a função de encaminhar oficio para prefeitura a respeito, a Prefeitura do Município não deu atenção ao pedido da promotoria. Percebendo que a situação iria se agravar, a entidade de defesa e proteção dos animais, coordenada pela professora Fátima Marques, conseguiu o apoio destes veterinários e realizaram a castração que foi um sucesso em seu atuar de minimizar a dor do problema social.