29 de junho de 2015

Macaíba: Plano Municipal de Educação


Na ultima quarta-feira (24) a Câmara Municipal votou e o prefeito sancionou o PME (Plano Municipal de Educação). O PME contém mais de 100 estratégias, sendo uma média de 5 a 7 para cada uma das 20 metas estabelecidas pelo Plano Nacional, as quais deverão ser atingidas até 2024.
 
O Sinsemac (Sindicato dos Servidores Públicos de Macaíba) informa que o momento importante foi as conferencias que é o espaço que toda sociedade e os sindicatos podem falar e propor ações que venham melhorar a nossa educação e propõe a união da categoria para ocupar o espaço nos conselhos escolares, conselho de educação, FUNDEB, Alimentação escolar e exigir o cumprimento por parte do município das metas nacionais para nossa educação.

Os principais pontos contidos no PME foram: 1) Investir na formação de professores; 2) Alcançar 100% das crianças de 4 e 5 anos; 3) Alcançar 50% das crianças entre 1 e 3 anos; e 4) Ter uma Educação de Jovens e Adultos (EJA) mais profissionalizante. (Informações da ASSECOM-PMM)

"...enquanto representante do sindicato participei das conferencias Nacional, Estadual e Municipal e percebi que o governo federal fez a coisa certa, determinar metas para que os estados e municípios efetivem as estratégias para alcançarem as metas definidas no PNE. Por exemplo, na questão da capacitação e valorização dos profissionais da educação que é o nosso caso enquanto sindicato os municípios e estados vão ter que cumprirem o avanço, o que devemos fazer agora, é fortalecer o controle social através dos conselhos de educação para acompanharem e fiscalizarem se nos planos municipais de educação vai ter orçamento que viabilize o cumprimento das ações definidas para o alcance das metas nacionais, ai sim, vai ser uma missão árdua para os nossos representantes no poder legislativo e nos sindicatos da categoria na distribuição orçamentária do município." __ José de Alcântara (Presidente do Sinsemac)