17 de julho de 2015

Grupo de Macaíba no Facebook reúne mais e 5 mil membros


Criado em 2013 pelo historiador macaibense Anderson Tavares, que hoje conta com a assessoria de outras 3 pessoas, o grupo Macaíba - Rio Grande do Norte se tornou em pouco mais de um ano o principal local de debate dos macaibenses. Com mais de 5 mil membros, em sua maioria residentes na cidade, pois alguns moram em outros locais mais tentam se manter informados sobre o cotidiano de Macaíba. Uma média de 10 pessoas por dia solicitam a entrada no grupo.

Nas redes sociais os grupos envolvem os mais variados pensamentos, o grupo Macaíba pode ser considerado na cidade o que mais inclui os assuntos do cotidiano, eventos e noticias. Segundo seus administradores, o grupo está aberto a todos, para que assim ele possa ser um canal da população com a história da cidade (Passado) e o cotidiano (Presente). Atualmente o grupo tem polarizado as discussões cotidianas da cidade de uma forma nunca vista antes. Diariamente a população se manifesta sobre diversos temas.

Dentre os principais temas debatidos estão:

Macaíba/Macaibenses: O grupo proporciona ao macaibense o acesso a história da cidade, através de fotos, matérias, textos etc. É notável que, muitas pessoas que residem em Macaíba hoje, não conhecem os Filhos Ilustres de Coité e a importância de Macaíba em várias áreas na historia do Rio Grande do Norte.

Política/Eleições: As eleições de 2016 estão batendo a porta da cidade e com isso os ânimos ficam mais aparentes nas redes sociais. É constante os tópicos de discussão no grupo, possíveis candidaturas são lançadas pelos membros e com isso o debate começa. Outro ponto pertinente é o questionamento da  atuação de alguns vereadores que não representam a maioria da população em seus anseios.

Prefeitura/População: Acredito que esse é o assunto mais recorrente, pois muitos macaibenses entraram no grupo vendo o mesmo como canal de acesso ao prefeito (ou com seus assessores) para resolver problemas da sua comunidade. Ao longo desses 6 meses de 2015 o acesso ao grupo por parte da população e dos funcionários da prefeitura foi grandioso pois ambos estavam lá para comentar sua versão dos problemas e soluções debatidos (Com isso cresceu também a criação de Perfis Falsos, que são bloqueados pelos administradores).
______________
- Todas as publicações e comentários no grupo são avaliadas pelos administradores, visando sempre um debate saudável e construtivo e com matérias que sejam realmente de interesse da população. Não são tolerados ataques pessoais aos membros do grupo, respeitando-se o livre debate de ideias.