4 de julho de 2015

Macaíba: Projeto Horta Comunitária e Ressocialização de Apenados


Na tarde de ontem, sexta-feira (03), a equipe do Cidadão Macaibense acompanhou no Fórum Tavares de Lira a primeira entrega de certificados aos Apenados de Macaíba que trabalharam no projeto de Horta Comunitária, coordenado pela Profª Marineide Maria [Especialistas em Hortas, Plantas Medicinais e diversidade na Cozinha Alternativa.

Na oportunidade estiveram presentes o Juiz da comarca de Macaíba Dr. Felipe Luiz Machado Barros, Delegado Normando Feitosa, Profº João Marques, Verª. Socorro Nogueira, Sec. de Cultura Marcelo Augusto, Prefeito Fernando Cunha e o Prod. Cultural Maxson Savelle representando o site Cidadão Macaibense.

"Me sinto muito feliz estando a frente deste projeto, é uma felicidade muito grande ver eles seguirem um caminho correto e de cidadania. Para eles é um realização em sua vida eles fazem a diferença na sociedade. Sou feliz quando vejo alguém que passou por minhas mãos saindo de cabeça erguida. A pena terminou e saíram da horta com conhecimento importante. conhecer como lhe dar com o solo, fazer Inclusão Social não tem preço" Profª Marineide Maria

Projeto Horta Comunitária
(A Horta está Localizada na Av. Lagoa Grande, s/n, vizinho ao Transbordo, sendo amparado pela Lei nº 1.617 de 25 de Maio de 2012, em terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Macaíba.) O projeto está com 9 meses de atividades e tem como objetivo ressocializar os apenados do semiaberto do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Macaíba/RN, por meio da educação profissional, Respeito às regras de convívio social, Aprender uma atividade laboral que permita uma renda sustentável, Reduzir o índice de reincidência e Resgatar a autoestima.

O projeto teve início  em 2013 por convite da Juíza de Direito e atual Diretora do Fórum Tavares de Lira DRª Viviane Xavier Ubarana  e do Juiz de Direito Dr. Felipe Luiz Machado Barros responsável pela Vara Criminal, que juntos respondem pela coordenação desta horta. Entre as atividades dos apenados estão: Visitações de escolas públicas e privadas com o objetivo de colaborar também com a formação de futuros cidadãos.

O cultivo de várias hortaliças, o manejo de ara o solo, limpar, fazer a compostagem, plantar, regar e fazer manutenção diária dos canteiros e a colheita. Doação de alimentos a instituições do município e a venda de pequena parte deste produtos para arrecadação de fundos para custeio das atividades desenvolvidas pelos próprios apenados.

Coord. Marineide Maria, Juiz Felipe Barros e Maxson Savelle [Cid. Macaibense]
Fala do Dr. Felipe Luiz Machado Barros

Entrega dos Certificados