29 de outubro de 2015

Não se abafa o Abuso!

Por Ligia Silva

O tema da redação do ENEM deixou muita gente eufórica enfim a violência contra a Mulher foi discutida em âmbito nacional, fazendo pessoas refletirem sobre a importância de discutir a crescente violência contra as mulheres, e aqui numa cidade de quase 80 mil habitantes não se discute políticas públicas para as mulheres, não  eu não estou falando de sortear fogão no dias das mães , eu não estou falando de flores no dia internacional da Mulher, estou falando de debate, conscientização ,apoio psicológico, Segurança. Segurança essa que fez falta recentemente quando uma funcionaria da prefeitura foi abusada sexualmente num prédio da prefeitura e no seu local de trabalho. Pior foi constatar que outras mulheres em Macaíba sofreram os mesmos abusos desse delinquente, muito se é falado sobre esse recente caso, muito se é falado como a policia agiu a tempo, certo parabéns a policia, mas e essa moça? E essas moças? que denunciaram esse marginal, vai ter acompanhamento médico e psicológico  para elas?, falo oferecidos por nosso município? vai ter uma discussão sobre violência sexual nas escolas do nosso Município?, na realidade abuso, estupro, tapa na cara da mulher virou motivo de ibope, likes, curtidas em paginas famosas .

Naturalizou-se o Estupro, o abuso, e o pior não se fala não se discute é abafado, caro leitores estupro não é como pegar gripe, andar de bicicleta, passear com o cachorro, ou tomar banho, estupro é algo nocivo invasivo, traumático para as mulheres. Pois ainda temos uma cultura que diz que a culpa é da vitima, por ela usar saia poderia ser evitado, por ela esta em tal lugar tão hora poderia ser evitado, por favor aprendam a culpa nunca é  da vitima, por esses motivos muitas mulheres  ,se calam pois temem ser vistas com maus olhos ,por maridos  que muitas vezes  a culpam de algo que elas não procuraram ,se sentirms um pouco de empatia  podemos então falar sobre isso com mais humanidade e menos naturalidade e machismo. As moças que denunciaram o estuprador parabéns, estupro tem que ser denunciado assim muitas outras mulheres sentiram força para denunciar e prender esses ditos homens acham que o corpo da mulher é terra sem lei, as meninas que sofreram abuso ou sofrem por favor não se calem, não sintam-se culpadas denunciem. Falar sobre isso é realmente triste na realidade eu gostaria de falar sobre coisas agradáveis  mas é um fato de nosso cotidiano que não pode ser ignorado .

Fica aqui meu apelo as Vereadoras Macaibenses, o que de fato é representar a Mulher em nossa sociedade pra vocês? É colocar música de Feliz Natal no fim do ano com dedicatória? É sortear Fogão nos dias das Mães? É doar doces no dias das crianças?. Creio que não precisamos discutir políticas públicas para as Mulheres urgentemente, vocês precisam ouvir o que  as mulheres, meninas, adolescentes tem a dizer em audiências públicas, mas parece que vocês ainda não atentaram a esse fato, existem mulheres sendo estupradas e abusadas sexualmente em nossa cidade que precisam de ajuda, que precisam ser representada por vocês do sexo Feminino e que sabem do que uma mulher passa, cadê vocês nas nossas comunidades visitando, palestrando muitas de vocês são educadoras, entendam são vocês que tem de ir ao encontro desse povo não ao contrario, são vocês que tem que honrar o voto das mulheres, não baixar a cabeça e concordar com tudo com que um Homem diz, um Homem que não conhece nada do que uma mulher passa, cadê a indignação de vocês no caso Tele centro? Queridas! abuso sexual não se põe debaixo do tapete, ou vocês estão com as mulheres ou contra elas.