16 de novembro de 2015

"Jefferson Lázaro me representa. A Prefeitura de Macaíba me envergonha" __ João Paulo


Deixo aqui declarada minha total indignação com a publicação de uma matéria equivocada e caluniosa direcionada ao estudante Jefferson Lázaro.

É ridículo ver tamanha tendenciosidade na matéria desse blog, que demonstra cada vez mais sua falta de credibilidade para com o público leitor.

A matéria desse blog já começa mentindo descaradamente. O estudante mencionado não quebrou nada e muito menos agrediu verbalmente funcionário algum em momento algum, o que ocorreu ali foi um ato de coragem e reivindicação diante de tamanha indignação pelas más condições de acesso ao restaurante universitário no primeiro semestre do ano de 2015.

Quem enfrenta diariamente a rotina de estudante na UFRN sabe bem do que eu falo. Como se não já bastassem os inúmeros problemas enfrentados pela classe estudantil, ainda tínhamos que ficar numa fila imensa por quase uma hora em pleno sol e chuva (se fosse o caso) e tudo isso sim, por um prato de comida.

A atitude do aluno Jefferson Lázaro foi extremamente louvável e serviu para que uma série de outras manifestações ocorressem ainda naquela semana, fazendo com que providencias fossem tomadas em melhoria à TODOS OS ALUNOS frequentadores do restaurante universitário.

A matéria do blog fala ainda que “os atos cometidos por Jefferson envergonharam universitários da cidade de Macaíba e que a atitude do mesmo não representava os verdadeiros alunos do município” e aí posso falar com total convicção que Jefferson sim, esse me representa e muito bem, pois é um estudante esforçado, que faz o mesmo curso que eu (Gestão de Políticas Públicas), que desenvolve atividades como bolsista de apoio técnico dentro da universidade e que assim como eu, se viu na necessidade de apelar pra várias políticas de permanência, pois não teria condições de arcar sozinho com todos os custos para poder investir na sua formação acadêmica.

Agora, sabem o que não me representa de forma alguma? A começar posso dizer que a Prefeitura de Macaíba, pois essa eu não vejo fazendo NADA para ajudar aos estudantes universitários que precisam se deslocar até à capital.

A grande demanda de estudantes do ensino superior se encontra em Natal e é nesse ponto onde deve também existir investimento. Por inúmeras vezes os estudantes macaibenses fizeram abaixo assinado e reivindicaram de várias maneiras o apoio do poder público local para que fosse disponibilizado ao menos um transporte para amenizar os gastos dos estudantes que precisam se deslocar até a capital e até hoje nada foi feito, além de algumas promessas. Quem estuda em Natal percebe todos os dias o grande número de veículos disponibilizados pelas prefeituras do interior do estado aos estudantes matriculados na capital. Algumas cidades são bem distantes e ainda assim o transporte estudantil diário é assegurado.

Posso dizer ainda que vergonhoso é descumprir o que orienta o Art. 11. do Estatuto da Juventude (LEI Nº 12.852, DE 5 DE AGOSTO DE 2013.) que assegura ” O direito ao programa suplementar de transporte escolar de que trata o art. 4o da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, onde será progressivamente estendido ao jovem estudante do ensino fundamental, do ensino médio e da educação superior, no campo e na cidade”.

A cada semestre que passa, percebo que aumenta o número que estudantes macaibenses conseguindo a moradia dentro das residencias universitárias e eu sou um exemplo, pois moro no interior da cidade de Macaíba e não tenho condições de custear todos os gastos diários com os vários transportes que precisa-se pegar até chegar à UFRN. Se já é difícil pra quem mora no centro da cidade, imagina pra mim que sempre tive que pagar duas vezes mais por morar na Zona Rural?

Enfim, volto a dizer que isso sim me envergonha de verdade, a omissão da prefeitura do município de Macaíba e tantos e tantos políticos que nada fazem parar assegurar uma melhor qualidade de vida da população de nossa cidade e em especial ao público universitário.

E agora, será que serei um novo perseguido político? Será que vão vasculhar a minha vida e a de meus parentes pra tentar me intimidar?

Pois é isso que estão fazendo com Jefferson Lázaro, nada mais que perseguição política, já que o mesmo se faz oposição à administração local.

“Ataca teus inimigos e garante tua credibilidade, por mais que isso te custe caro”

“PerseguiçãoPolíticaNãoPassará ‪#‎JeffersonMeRepresenta‬

___________________________
Texto via Senadinho Macaíba