28 de janeiro de 2016

Prefeitura de Macaíba promove dia D contra a hanseníase

Andry Morais - Assessor de Comunicação da PMM

A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove o Dia D contra a Hanseníase no próximo sábado (30), a partir das 8h, na Praça Augusto Severo (Praça do M), estendendo-se até às 12h, contando com a presença de médicos e enfermeiros.

A ação de sábado é alusiva ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, que é comemorado todos os últimos domingos do mês de janeiro, conforme instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é conscientizar a população na luta contra a doença.

Foto: Imagem ilustrativa 
Hanseníase

A Hanseníase é uma enfermidade preocupante devido ao seu grande potencial de transmissão. Atinge principalmente a pele da pessoa acometida, mas também pode causar a perda de membros em casos mais graves. Pode ser transmitida até mesmo pelo ar.

Os sintomas variam desde manchas brancas, vermelhas ou marrons, em qualquer parte do corpo, até caroços e inchaços, com ocorrência de dores. Contudo, a doença tem cura. O diagnóstico e tratamento precoce são muito importantes. Quando mais cedo, melhor.