17 de fevereiro de 2016

Grafiteiro macaibense fará a sua primeira exposição individual neste sábado

Kéfren Silva (POK), 26 anos, grafiteiro macaibense

Próximo sábado (20), a partir das 19h, no Between Food & Gallery em Natal, o grafiteiro e design gráfico macaibense, Kefren Silva, 26 anos, conhecido no mundo do Graffiti pelo codinome POK, fará a sua primeira exposição individual, intitulada URBANOLHAR

URBANOLHAR: de  20 de fevereiro à 19 de março, no Between Food & Gallery

Ao longo de sua carreira artística, POK já realizou diversos trabalhos tanto para órgãos públicos, como a Casa da Ribeira, Instituto Câmara Cascudo e Prefeitura de Natal, como para empresas privadas como as Construtoras Cyrela Plano e Plano e Constel. Além disso, ele já participou de diversos eventos de Graffiti por todo o país. Dentre eles, estão: Festival Internacional de Graffiti de Coritiba, Festival Internacional de Graffiti em RecifeFestival MADA, II Festival FLORESendo Ideias (Moreno-PE), Festival concreto, Exposição Teatro Riachuelo. 

Tela da Exposição URBANOLHAR
Segundo o grafiteiro, já faz um ano que ele está trabalhando na produção das telas para a sua primeira exposição individual. Ao todo, serão expostos 18 trabalhos em telas de madeiras, cortadas na maquina Tico Tico e pintadas com spray, utilizando a técnica mista. Os trabalhos de Kéfren, como ele próprio define, são voltados para a forma como as pessoas olham para a rua e tem por objetivo mostrar que a cidade tem vida. Há cinco anos pintando nas ruas, os "Olhos de POK" estão espalhados por diversos lugares: muros, viadutos, cruzamentos de avenidas, caixas de energia, escolas, teatros, restaurantes, etc.

POK: O Dono dos Olhos
"Faço os meus trabalhos voltados para o olhar das pessoas em relação à rua, observando as coisas. Acredito que devemos expor as nossas idéias e expressões para as pessoas. Não podemos ficar mudos com o que vivemos na sociedade.e a arte de rua fala um pouco dessas coisas. O objetivo da minha arte é trazer a realidade para a população e colorir um pouco do espaço em branco, ou até mesmo um espaço que está abandonado, transformando, assim, a estética da cidade", escreve o artista, que fará sua primeira exposição individual exatamente um dia antes de completar 27 anos.

"No início, eu pintava, apenas, bolas traçadas. Só depois comecei a pintar olhos e traçados. A ideia de passar do traçado para olhos e traçado é meio que uma marca registrada. Havia a necessidade de colocar vida nos locais urbanos. Daí, tive a ideia de pintar os olhos para dar vida as coisas que não tinham vida na rua. Os olhos simbolizam a vida urbana", explica.

Arte urbana – Trabalhos de POK

Com objetivo de divulgar a cultura do Graffiti para a sociedade macaibense, em outubro de 2013, através do coletivo Baobarte GraffitiPOK foi o produtor do I Evento de Graffiti de Macaiba, que contou a participação de grafiteiros de cinco estados do país (RN, SP, PE, CE, PB), trazendo para a cidade batalhas de rima, oficinas, shows, debates b-boys e tropa trupe, além da pintura coletiva de um Mural por mais de 30 artistas do nordeste e um grafiteiro de São Paulo.

Cartaz do I Evento de Graffiti de Macaíba, realizado em outubro de 2013

Como dito acima, a exposição URBANOLHAR é a primeira exposição individual do grafiteiro POK. Contudo, não será a primeira vez que ele terá a oportunidade de expor o seu trabalho. Ele já expôs seus quadros na Capitania das Artes, no Teatro Riachuelo, nas três edições da Graffiti Expo Natal e no Lançamento do livro "Arte Urbana Nordeste" em Recife, no qual também teve participação.  

Kefren Silva (POK) – Exposição no Teatro Riachuelo

Além disso, o trabalho de POK fez parte da Cenografia do Espetáculo "A ESTRADA: ou O Milagre da Fé" da Prefeitura de Natal (instalação sobre a rua); do Calendário do Banco do Nordeste do ano de 2015 (mês de outubro); da Capa do Single "EYES LIKE FIRE" da Banda TALUDE (Natal-RN).


Em 2012, ele foi indicado ao Troféu Cultura RN na categoria Artes Visuais. Abaixo, assista ao vídeo da entrevista "POK, o grafiteiro que enche a cidade de olhos coloridos", realizada em setembro do ano passado para a equipe do Projeto Tipo:



Localização do evento

O   Between Food & Gallery, fica localizado na Avenida Campos Sales, 384, no bairro de Petrópolis em Natal. A discotecagem do evento ficará por conta do Dj Samir.

________________________

Veja mais alguns dos trabalhos realizados pelo artista:

 Street of Styles – Festival Internacional de Graffiti em Coritiba
Festival Concreto – Festival de Arte Urbana de Fortaleza
Escola Padre Miguelinho – Alecrim/Natal
Trabalho realizado para a Revista Mulheres
II Festival FLORESendo Ideias (Moreno/PE)
Exposição na Capitania das Artes

Para ler a matéria sobre as exposição "Urbanolhar", publicada pelo Jornal Tribuna do Norte, clique Aqui