7 de março de 2016

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2016

Foto: Divulgação/Obmep

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2016). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 1º de abril por meio do portal eletrônico www.obmep.org.br.

Todas as escolas públicas podem participar. As escolas que não têm acesso à internet devem procurar ajuda na secretaria de educação do município ou do estado ou ainda procurar pelo coordenador regional da Olimpíada.

A Obmep é voltada aos alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio e é realizada em duas fases – na primeira participam todos os alunos inscritos e, na segunda, aproximadamente 5% dos alunos de cada escola que tiverem o melhor desempenho na primeira fase, conforme o Regulamento. Para tanto, a recomendação da organização da Olimpíada é que as escolas inscrevam todos os alunos.

Em 2015 participaram cerca de 18 milhões de alunos de 47.580 escolas situadas em praticamente todos os municípios brasileiros. Em 2016, serão premiados 6.500 alunos com medalhas e até 46 mil alunos com certificado de Menção Honrosa. Aos ganhadores de medalhas será dada a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) com bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq.

A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC).

Informações: (21) 2529-5084

Fonte: Undime com informações da Ascom Obmep