3 de março de 2016

Mais leite com biscoito para o filho dos outros, por favor!

Especialidade da Prefeitura de Macaíba: Leite puro e biscoito Creme Cracker

Política e Poder – por Jefferson Lázaro 

Essa é a hipocrisia do prefeito e seus cargos comissionados de luxo.

Será que o prefeito e seus secretários lancham biscoito Creme Cracker com leite puro todos os dias?

Certamente, não. 

Será que o prefeito e seus secretários gostariam que seus filhos lanchassem biscoito Creme Cracker e leite puro quando, de acordo com as licitações do município, eles deveriam está lanchando alcatra, patês, frutas, verduras, bolinhos, arroz, feijão, macarrão, etc.?

Obviamente que não.

Mas a hipocrisia é grande.

O Secretário de Comunicação Social da prefeitura, um tal de Sérgio Nascimento, teve a cara-de-pau de insinuar que "leite acompanhado com biscoito" nas escolas públicas de Macaíba é um luxo, uma delícia.

Na manhã de hoje (03), ao reler o artigo do secretário, fiquei pensando:

Será que ele está achando que comprar merenda de qualidade é um favor que Fernando Cunha está prestando aos alunos do município?

Por favor, hipocrisia tem limites!

O dinheiro para compra da merenda escolar dos alunos, sequer, é da Prefeitura de Macaíba. O dinheiro da merenda é sagrado e provém de recursos federais, garantidos pelo Fundeb e deve ser comprado do bom e do melhor.

Em certos momentos do artigo, o cinismo e a desfaçatez do secretário provocam o vômito. É o caso do trecho abaixo:

"Professora, o que dizer a esta criança quando em casa ela só tiver biscoito com leite para o café? Deverá a criança chegar para o pai e dizer que está indignada? Ela deve se sentir envergonhada desse alimento? Talvez, por essas razões, que hoje temos uma geração tão intransigente e tão consumista que não sabe mais dar valor as coisas simples e gostosas da vida."

Ora, nas escolas não chega merenda para os alunos, quando chega é biscoito Creme Cracker e leite puro, e o cara ainda vem chamar os alunos de intransigentes, consumistas e que não sabem dar valor as coisas? Querem que eu diga o quê? Que esse secretário é um santo? Pois eu digo que ele é um Babão, que fica beijando os pés do prefeito enquanto as crianças nas escolas não têm o que comer.

Vai ter "Mais leite e biscoito, por favor", Exmo. Secretário?

Pior de tudo é que, por incrível que pareça, mais abaixo do trecho acima parafraseado, o secretário foi capaz de dizer coisa pior. Veja:

"Será que não é pela falta de algo mais sofisticado, pelo vazio do “ótimo”, que hoje tantos jovens roubam para ostentar? O que me parece é que está faltando limites, ponderações, controle e racionalidade para essa geração. Há vinte anos, estudava numa escola pública da zona rural de Macaíba, era raro ter merenda, uma, duas ou três vezes no mês, e quando tínhamos, nós éramos obrigados a levar um feixe de lenha para preparar o alimento, pois não existia sequer o fogão com botijão. O importante é que todos foram alfabetizados e chegaram ao ensino fundamental dominando as quatro operações e lendo tranquilamente, apesar da ausência da merenda."

Como pode ser lido acima, para o secretário, a culpa é dos alunos: eles não tem limites, não são ponderados, não tem controle e nem racionalidade.

Segundo ele, há vinte anos atrás também faltava merenda e isso não era problema. Então, porque se tornou um problema agora?

Se respondermos de acordo com o ponto de vista do secretário, chegaremos à conclusão que os alunos de hoje são muito exigentes, melhor dizendo, "intransigentes".

É meus amigos... pimenta nos olhos dos outros é refresco...

O lema do secretário e do prefeito é o seguinte:

Mais leite com biscoito para o filho dos outros, por favor!

Filho dos outros. Deles não...

Abaixo, reproduzo o comentário feito pelo administrador do portal Macaíba no Ar diretamente na publicação do blog Informativo Atitude:

Clique na foto para ampliar