7 de junho de 2016

Conheça o Núcleo Sinte-Macaíba

Trabalhadores em Educação votando pela criação do Sinte-Macaíba
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação surge da necessidade de unificar a luta dos trabalhadores em um sindicato forte, atuante, representativo e capaz de responder aos retrocessos da administração municipal de Macaíba.

Diante da política educacional que responsabiliza a comunidade escolar e o professor, bem como da omissão da prefeitura de Macaíba, que usa a capa de uma falsa democracia, e daí foi que nos propomos a organizar a categoria. A ideia é enfrentar a política educacional do poder executivo local, formulando coletivamente políticas públicas que atendam às reais necessidades da comunidade escolar.

A nossa organização surge das diferenças profundas em relação a democracia sindical, que assim como os agentes de saúde que romperam com o Sinsemac (Sindicato dos Servidores) e foram pro Sindas. Nós Trabalhadores em Educação aclamados em assembleia decidimos construir um Núcleo do Sinte-Macaíba. Isso ocorreu devido a categoria querer um sindicato que realmente possa nos representar. Pois, o atual sindicato dos servidores comete falhas na defesa da classe trabalhadora, por não possuir força democrática e deixar impune os abusos administrativos praticados pela gestão municipal. Diante deste cenário, insatisfeitos e sem deterem proteção contra os descalabros administrativos, decidiram que era preciso construir um núcleo da educação com representação política e organização em defesa dos interesses da categoria.

Defendemos a ideia da necessidade de que os trabalhadores devem unir-se pela superação da desigualdade, injustiça, exploração e opressão. Propomos a união para construir um sindicato forte, representativo, atuante, democrático, organizado pela base e comprometido com os interesses da classe dos Trabalhadores em Educação e que não será omisso nas lutas.

Por fim, hoje somos acusados de fazermos política partidária, mas gostaríamos de deixar bem claro para tod@s que a bandeira que defendemos é a dos trabalhadores. Nesse sentido, é imprescindível que tod@s se manifestem e resistam dizendo: Não a toda política desse município que precariza as condições de trabalho e que compromete a construção da educação.

Diante do exposto, nós que fazemos o Sinte-Macaíba, apresentamos as linhas condutoras desse núcleo como entidade de luta, democrática, em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos, e que de fato possa  representar os interesses coletivos da nossa categoria. Por fim, você trabalhador em educação Filie-se ao Sinte-Macaíba e venha unir-se em uma nova entidade sindical para lutarmos pela melhoria da educação pública de Macaíba. Avante!!

Assessoria
____________________
Obs: Texto enviado pela assessoria do Sinte-Macaíba para a equipe do Cidadão Macaíba