10 de agosto de 2016

Quando uma Negra vence, outras também podem vencer


Rafaela silva é o nome mais citado em todos os jornais ultimamente, não é atoa que Rafaela foi medalha de ouro em 2016, depois de sofrer em 2012 todos os insultos possíveis por ter perdido em Londres por conta disso Rafaela teve depressão profunda e quase desistiu de seu sonho maior sonho ser uma campeã olímpica.

Rafaela foi desacreditada até pela própria família onde já se viu uma Negra favelada ser campeã aquele lugar não é para você Rafaela, desiste logo. Eu não vou ser hipócrita de dizer que conheço a historia da Rafaela a fundo, dei uma leve pesquisada e pude perceber que nós temos muito em comum, primeiro Rafaela é uma Mulher negra segundo temos o mesmo sobrenome silva e terceiro somos da Periferia .

A vitoria da Rafaela é uma vitoria cheia de dores, cheia de calos e cheia de simbolismos é  muito comum que mulheres negras e periféricas ouçam que aquele emprego, aquela tão sonhada faculdade de psicologia, medicina, direito não é para elas, muitas vezes falta apoio até da própria família ''olha o lugar que você vive, você acha mesmo que vai chegar lá?" a nossa auto estima é minada todos os dias por palavras negativas, nossa auto estima é a primeira a sofrer os ataques ou paramos para chorar ou lutamo, conclusão não temos tempo para chorar, não temos condições de contratar psicólogos somos nós a nossa própria esperança.

Na periferia não tem essa ou você luta ou você luta, contrariando a expectativa de muitos mulheres negras tem vencido a barreira do pessimismo das palavras negativas e se se formado, sendo empreendedoras de sucesso, sendo mães de vencedores, mas nem sempre é tão fácil muitas estão no meio do caminho lutando caindo e levantando até conseguir alcançar seu sonho, outras desistiram e não achem que elas são fracas experimenta por um dia ser uma mulher negra da periferia e sentir toda a pressão social e depois nós vamos debater o que é ser fraco .

Uma silva estava ali no pódio, onde estavam os que hoje elogiam quando essa silva estava no chão com depressão trancada querendo desistir? Onde estão nossos bajuladores nas nossas derrotas nas nossas frustrações, por isso falo a Rafaela representa a mulher negra periférica que tem que vencer tudo sozinha, que carrega o mundo nas costas que vence mas que não tem ninguém ali do seu lado no seu pior momento.

Terá mais silvas no pódio da vida, vai ter mais mulheres vendo que a luta é longa e dura mas que a recompensa chegará no seu devido tempo, vai ter Mulher negra dizendo para outra: ei você pode!, vai ter racista querendo desqualificar sua vitoria é claro que vai, vai ter família dizendo você é louca, vai ter falta de grana mas persistiremos e resistiremos por que quando uma mulher negra vence, outras se espelham, outras sorriem, outras vencem .

Se eu pudesse falar algo para Rafaela Silva hoje eu diria aquele choro também foi o meu aquela vitoria também foi minha, por que você é minha irmã de luta e me representa. Obrigada por não desistir .

_____________
Mais textos de Ligia Silva: ligiacris.blogspot.com