8 de março de 2017

O desafio de ser uma Mulher Macaibense


A  Cidade de Macaíba é dona de uma de uma diversidade impar, aqui temos mulheres quilombolas , Indígenas, donas de casa, empresarias, estrangeiras e nesse contexto de diversidade elas constroem a sociedade macaibense .

Porém o grande desafio dessas mulheres é serem mães, esposas, namoradas, filhas num contexto de uma sociedade machista e excludente. Não é de hoje que a violência contra a mulher tem crescido, o Rio grande do norte ano passado bateu record de morte contra as mulheres e claro que Macaíba estaria envolvida num contexto de violência.

Do ano passado pra cá vídeos de mulheres e meninas expostas em momentos de intimidade cresceu bastante em Macaíba-RN, ano passado meninas foram ameaçadas por hackers de ter sua vida exposta em toda rede, ano passado também meninas e mulheres foram estupradas em nossa cidade, algumas até em ambiente de trabalho, esse ano já teve o primeiro estupro coletivo no loteamento são Jose .

O desafio de ser mulher aqui é que além de sermos mulheres, não existe uma discussão pública sobre essas violências, não existe algo que ajude as vitimas a expor esses agressores, então outras agressões passam sem nós sabermos mulheres ficam com medo enquanto estupradores andam impune sem sabermos, a pergunta que fica aos gestores de nossa cidade, o que tem sido feito para combater a violência contra a mulher Macaibense ?

Então nesse dia internacional da Mulher que possamos respeitar as mulheres macaibenses que essas mulheres tenham coragem de denunciar seu agressor, e tenha ainda mais coragem de enfrentar o machismo  de forma contundente, não precisamos morrer para sermos ouvidas, não precisamos ser estupradas para saberem que nosso corpo é nosso que nesse dia, a coragem não nos abandone precisamos delas para suprir o desafio de ser Mulher.