14 de novembro de 2017

UM DIA HISTÓRICO PARA MACAÍBA

Na tarde de ontem, segunda-feira (13), foi realizado o WORKSHOP "História de Macaíba: Revisões Históricas" na Casa de Cultura de Macaíba. Um dia que marcou a história de Macaíba e que pretende reparar um erro na data de comemoração da fundação de Macaíba e de sua paróquia.

O evento contou com as presenças de membros da AML - Academia Macaibense de Letras, entre eles Valério Mesquita (Ex-prefeito de Macaíba - 1973-1975), Carlos Alberto, Josuá Costa, Juscio Marcelino, Maria Luzinte Dantas, Francisco Nascimento e Manoel Firmino de Medeiros (Ex-prefeito de Macaíba - 1966-1969). ver. Gerson Lima (Presidente da câmara municipal de Macaíba), ver. Ana Catarina e o ex-vereador Chico Cobra. Os vereadores Emídio Júnior e Denilson Gadelha justificaram a ausencia e declararam apoio ao evento. Dr. Rondinelle Dantas (Presidente do Lions Clube), Geovanny Dantas (Profº do IFRN de Santa Cruz), Abel Neto (Secretário de Educação de São Gonçalo do Amarante), Yatamura Falcão (CAPS Macaíba) e representantes da sociedade civil.

AML entrega Menção Honrosa a escritora Ana Maria Faustino
(Foto: Wedson Nunnes)
Antes de iniciar as palestras e debates, o organizadores convidaram a escritora Ana Maria Faustino para receber uma "Menção Honrosa" da Academia Macaibense de Letras reconhecendo seus méritos literários e sua contribuição à cultura macaibense. Ana Maria, conhecida carinhosamente por "Aninha", lançou seu segundo livro este ano intitulado "EU E EU MESMA".

"É algo maravilhoso, me senti recompensada pelo meu trabalho e pelo reconhecimento da Academia Macaibense de Letras. Me senti privilegiada em estar ao lado de pessoas tão sábias e cultas, sei que Deus tem preparado cada momento da minha vida." relatou Ana Maria

Domingos Sávio de Oliveira, atual secretário de educação do município, abordou em sua palestra as inquietações republicanas da Macaíba de 1889/1930 na sua economia, educação e cultura. O historiador Anderson Tavares de Lyra fez sua palestra com o tema principal do evento "A FUNDAÇÃO DE MACAÍBA E DE SUA PARÓQUIA". Foram apresentadas provas documentais que revisam as datas de fundação da cidade e da sua paróquia.

Anderson Tavares de Lyra
(Presidente da AML)
Foto: Wedson Nunnes
"Os documentos são originários de arquivos diversos, notadamente de Feliciano Pereira de Lyra Tavares e de Augusto Tavares de Lyra, depositário do arquivo da Casa de Guarapes. Esse evento era necessário pois corríamos o risco de permanecer no erro, é realmente um dia histórico, começamos nossa reconciliação com o passado para assegurar a nossa identidade." _ explicou Anderson Tavares de Lyra.

Para finalizar, foi aberta a fala para o Sr. Valério Mesquita, que falou da importância do evento e de Macaíba para o Rio Grande do Norte. O presidente da Câmara, ver. Gerson Lima, recebeu um requerimento e um memorando sobre a questão debatida, e em sua fala, prometeu aos organizadores e público presente, analisar, junto aos outros vereadores, a proposta entregue "Farei o possível para que até o final do ano (2017) possamos analisar e tomar uma decisão" relatou Gerson Lima

Obs: A questão do aniversário da Paróquia de Macaíba não foi explanada no evento devido a ausência justificada do padre ou representante legal. Contudo a AML está aberta para os esclarecimentos á igreja.

A equipe do Cidadão Macaibense realizou a transmissão AO VIVO do evento, você pode conferir através do link a seguir: facebook.com/cidadaomacaibense

Fotos: Wedson Nunes