14 de novembro de 2017

UMBANDA: Casa do Ouro Águas de Oxum celebrou 59 anos

Inicio da cerimônia (Créditos: Jefferson Lázaro)

No último sábado (11), a equipe do Cidadão Macaibense participou do aniversário de 59 anos da Casa do Ouro Águas de Oxum (Centro de Dedé de Macambira), fomos recebidos por Leandro Alcântara "Babalorixá Leandro de Oxossi Odé Karelê" que nos concedeu livre acesso para registrar esse momento tão importante para os membros da Umbanda em Macaíba.

Além dos que fazem parte da casa, o evento contou com amigos de Macaíba, região metropolitana de Natal e de outras cidades e estados. Iniciando as 20h seguindo até o amanhecer do Domingo (12).

Ligia Silva, Leandro Alcântara e Maxson Savelle
Foi reconhecido por muitos ao longo dos dias anteriores a festa, o esforço e dedicação de todos os que fazem parte do casa, com publicações nas redes sociais podemos ver cada passo para o grande dia, o local ficou com uma bela ornamentação e altares com oferendas as entidades de devoção bem decorados. Um público aproximado de 150 pessoas participaram da cerimônia com muita fé e devoção.

"Esse aniversario reforça a resistência da religião Umbanda em Macaíba. Eu vi união, esforço, religiosidade e fé. " relatou Ligia Silva, colunista do Cidadão Macaibense

A casa que hoje é chamada "Casa do Ouro Águas de Oxum", conhecida popularmente como Centro de Dedé de Macambira, foi criada em Macaíba no ano de 1959 por José Pedro de Alcântara "Dedé Macambira", atuando na Umbanda como pai de santo por quase 60 anos na cidade.

Leituras complementares: