Na tarde dessa quinta-feira (22), o Poder Judiciário Macaibense, juntamente com diversas personalidades locais, se reuniu para prestar uma homenagem ao macaibense, Augusto Tavares de Lira. A solenidade consistiu na aposição de uma placa e foi acompanhada pela corregedora geral de Justiça, desembargadora Zeneide Bezerra, e pelo Dr. Anderson Tavares de Lyra, representando toda a família Tavares de Lyra.
Na sua fala, Dr. Anderson Tavares destacou a importância desse ato que resgatou parte da história de um grande macaibense, apontando a sensibilidade cultural do Juiz Felipe Barros, que buscou formalizar toda a solenidade de homenagem juntamente com a Dra. Viviane Xavier.
"Como uma forma de agradecimento pela homenagem a este grande macaibense e orgulho nacional, solicitei que fosse concedida a comenda do mérito Tavares de Lyra, maior honraria outorgada pela Prefeitura Municipal àquelas pessoas que prestam relevantes serviços a este município", afirmou.
Já a Dra. Zeneide Bezerra destacou a importância de se preservar a memória de um personagem ilustre para a sociedade potiguar. Tavares de Lira foi uma figura ilustre não apenas na política potiguar, onde foi governador e Senador, mas também na política nacional, do qual foi ministro da Justiça e Negócios Interiores do governo Afonso Pena e ministro da Viação e Obras Públicas no governo de Venceslau Brás.
“A memória é um dos alicerces que dão sentido à vida, entendida como elemento fundamental na formação da identidade cultural, individual e coletiva, na instituição de tradições e no registro de experiências significativas, deve ser valorizada. Preservar a memória de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado e impedir o seu desenvolvimento, mas sim conservar seus pilares constituintes a fim de não perder conhecimentos e identidades." declarou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tenha consciência do que você vai comentar.