19 de abril de 2018

Barragem de Tabatinga: Comerciantes visitam o local e solicitam vistoria na comporta

Comporta em uso na barragem - Foto Roberto Lucena (Tribuna do Norte)

Na última terça-feira (17), devido as fortes chuvas que ocorreram durante a manhã, um grupo de comerciantes de Macaíba visitaram a barragem de Tabatinga, ao chegar no local, Janssen Cortês, Francisco Felix, Erivan Pinheiro e Carlos Lacerda se depararam com uma estrutura que precisa de uma vistoria. A comporta, que deveria está aberta para liberar água acumulada e prevenir enchentes, possui muita ferrugem e a parede onde ela foi instalada está deteriorada. (link para o vídeo no final da matéria)

A equipe do Cidadão Macaibense conversou com Janssen Cortês, comerciante que visitou o local, o mesmo relatou a preocupação que ele e os demais tem em relação ao problema encontrado na comporta;


"Vamos levar as imagens e vídeos para o setor de recurso hídricos, precisamos saber se em caso de emergência esse equipamento está em condições de ser usado. A barragem foi construída no intuito de conter as enchentes do Rio Jundiaí no centro da cidade. Hoje se encontra totalmente abandonada pelo setor público, com as fortes chuvas vem a velha preocupação dos comerciantes que sofreram vários anos com as enchentes." Janssen Cortês

Iniciada em Dezembro de 2007 e inaugurada no dia 30 de março de 2009 a barragem tem capacidade para armazenar 90 milhões de metros cúbicos de água, com investimento de 27 milhões e de 4 milhões na desapropriação de áreas.

A população passou vários anos sofrendo com as enchentes, muitos perderam todos os seus bens após a água invadir sua casa e os comércios do centro da cidade foram prejudicados. A última enchente que aconteceu em agosto de 2008. Em 2011 o site da Tribuna do Norte publicou a matéria "Chuvas enchem barragem de Tabatinga e comporta é aberta por precaução", podemos observar a importância da comporta para evitar as enchentes.

Assista o vídeo da visita em nossa página: Click Aqui