25 de abril de 2018

Secretaria de Saúde de Macaíba alerta sobre incidência de conjuntivite

Assecom-PMM: A exemplo da SESAP/RN e de outros órgãos de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba (SMS) está atenta à incidência de casos de conjuntivite na região, por isso alerta a população para prevenção e tratamento dessa enfermidade típica dessa época do ano.

A conjuntivite é uma inflamação que geralmente ataca os olhos, causada por vírus ou bactérias, bastante contagiosa. Os principais sintomas são: olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas e grudadas (principalmente ao acordar), sensação de “areia” ou “cisco” nos olhos, coceira, visão borrada, presença de secreções e dor ao olhar para a luz.

De acordo com informações do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Macaíba, foram registrados 114 casos recentemente no município. O ciclo da doença pode variar de 7 a 15 dias. Quem estiver com sintomas da conjuntivite deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber tratamento adequado, lembrando que não é recomendável se automedicar.

Para se prevenir, a pessoa deve tomar cuidados como lavar as mãos com frequência, usando água e sabão, secando-as preferencialmente com toalhas e lenços descartáveis, evitar compartilhar objetos pessoais como, por exemplo, toalhas, travesseiros, copos, rímel e esponjas, dentre outros, assim como não usar piscinas de academias e clubes que não sejam frequentemente higienizadas.