28 de maio de 2018

Academia Macaibense de Letras realiza sessão em Traíras

Escola entrega o Certificado de Agradecimento aos representantes da AML

Dentro das realizações do projeto “Nas rimas da literatura popular e da cultura nordestina”, o Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho, localizado no Distrito de Traíras, recebeu alguns membros da Academia Macaibense de Letras, entre os quais a professora Dra. Maria Arisnete Câmara, o Dr. Claudomiro Júnior, Professora Luzinete Dantas e o professor Dr. Anderson Tavares de Lyra que foram recebidos pelo Secretário Municipal de Educação professor Domingos Sávio e equipe, junto ao diretor professor Ivanildo Antônio de Lima e professoras de língua portuguesa Cristina e Maria José, vice-diretora Conceição.

“Nas rimas da literatura popular e da cultura nordestina”, é um projeto de incentivo à leitura que está sendo desenvolvido por professores e alunos do CERU, em Traíras, idealizado pela acadêmica Luzinete Dantas e compartilhado/discutido com os demais profissionais da educação da escola, sob a orientação da coordenadora Bethânia. “A literatura e a cultura popular nordestina são ricas por natureza, por isso oferece inúmeras possibilidades de serem exploradas”, ressaltou a professora e acadêmica Luzinete Dantas. 

No auditório da escola já se encontravam cerca de oitenta alunas e alunos que receberam informações de como funciona a academia e souberam um pouco mais sobre a vida profissional e acadêmica dos membros da instituição. Foi rapidamente discutido as datas de aniversário da cidade de Macaíba que a Academia defende ser 26 de outubro de 1855 e inclusive já protocolou pedido de revisão na Câmara Municipal, sendo bem acolhido pelo presidente Gelson Lima.

O diretor professor Ivanildo fez a abertura do projeto, seguido do secretário Domingos Sávio que saudou a academia e a direção da escola. Anderson apresentou a academia e suas atividades, Arisnete e Claudomiro apresentaram suas formações e descreveram seus projetos de pesquisa. Depois do momento das palestras e respondidas as perguntas de alunos e professores, foi servido um lanche aos presentes com produtos cultivados pela própria comunidade de Traíras.


A Academia Macaibense de Letras é uma instituição suprapartidária e cujo objetivo principal é a divulgação da literatura desenvolvida na cidade de Macaíba. Essa parceria escola-academia é algo que desde a fundação tínhamos em mente. O CERU desde sempre foi parceiro e muito nos alegra poder compartilhar experiências com esta comunidade escolar. Disse o presidente da academia escritor Anderson Tavares de Lyra.

Assessoria/AML