29 de maio de 2018

Cidadão Macaibense entrevista o Profº Francisco Alexandre "Xico Macaíba", pré-candidato a deputado estadual pelo PSB


A equipe do Cidadão Macaibense fez uma pequena entrevista com o macaibense pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2018, Profº Francisco Alexandre da Costa "Xico Macaíba". O nome do professor foi comunicado no último dia 25 de maio: "Me reuni hoje com o professor Xico, de Macaíba. Doutor em Física, ele é professor titular da UFRN. Xico é filiado ao PSB e é pré-candidato a deputado estadual na eleição deste ano." disse o dep. Rafael Motta em sua rede social. Francisco aguarda a convenção do partido para a divulgação oficial do seu nome.
Nossa equipe abordou alguns temas onde o professor pretende atuar com mais empenho:

Propostas Iniciais
Rafael Motta e Profº Francisco Alexandre
Reprodução/Facebook
"Pelo lado acadêmico, como pesquisador, levantaremos a bandeira do fortalecimento da Ciência e Tecnologia em nosso estado. Isto inclui o fortalecimento da FAPERN e das atividades de pesquisas de instituições como UERN e a própria EMPARN. Nosso estado está entre os primeiros do país em número de pesquisadores, doutores em praticamente todas as áreas do conhecimento e, paradoxalmente, é um dos mais fracos em Políticas Públicas em Ciência, Tecnologia e Inovação."

Região Metropolitana
"Pretendemos atuar na fortemente na questão de integração da região metropolitana da Grande Natal, tendo por princípio o desenvolvimento sustentável: nas atividades do campo - agricultura e pecuária -, na indústria, no comércio, no turismo, na saúde pública, enfim, nos principais campos que geram emprego e renda para nossa região. Tudo isso integrado à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, incluindo a questão de recursos hídricos e energias renováveis."

Macaíba
"Educação e qualificação profissional de jovens, acho que é o primeiro grande desafio. Junto a isso, apoiar o comércio, industrialização local, e atividades do campo, para gerar emprego e renda. Macaíba tem um grande potencial para atividades de agropecuária que, a meu ver, ainda não foi devidamente aproveitado. Com ajuda da EAJ e da EMPARN, através de projetos e parcerias, podemos iniciar esse processo."

Conscientização do Macaibenses
Algo importante que a população precisa tomar conhecimento é que mesmo não tendo um papel executivo, o deputado estadual, pode conquistar um papel importante para a cidade ou região que ele representa pois junto com as demais autoridades ele pode pleitear obras necessárias, escolas, melhorias em hospitais, serviços públicos etc para o desenvolvimento da região. Em parceria com o governo estadual e com acesso aos deputados federais, senadores e ministros, o deputado estadual pode ajuda a acelerar a vinda de obras importantes da alçada do governo federal.

Em Macaíba temos alguns exemplos dessas obras necessárias: A famigerada ZPE , Infraestrutura no entorno do Distrito Industrial, Duplicação da Reta Tabajara e uma infraestrutura mais adequada para consolidar o campus da UFRN (Escola Agrícola de Jundiaí). Não tenho dúvidas de que um pleito de um deputado estadual pode fazer o elo entre os representantes federais e os gestores públicos.