4 de maio de 2018

“Vai fazer sete meses desde que a Prefeitura realizou o último mutirão do glaucoma”, afirmou Emídio Jr.

Vereador Emídio Jr. discursando no plenário da Câmara (Foto: Assessoria/Emído Jr.)

Do Macaíba News: Na sessão que ocorreu nessa quinta-feira (03), o vereador Emídio Jr. tocou num assunto de extrema importância para dezenas de macaibenses que sofrem com o glaucoma, que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é a segunda doença que mais causa cegueira em todo o mundo.

“Amanhã, vai fazer sete meses desde que a Prefeitura realizou o último mutirão do glaucoma, em 5 de outubro de 2017. Havia sido agendado um mutirão para o dia 18 de janeiro deste ano, mas, até o momento, os pacientes ainda estão aguardando esse mutirão acontecer”, afirmou Emídio Jr.

De acordo com o especialista Abel Tenório, Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o glaucoma é uma doença hereditária, degenerativa e progressiva, causada principalmente pelo aumento da pressão do olho. Apesar de ser irreversível, existe tratamento para a doença, mas, de acordo com o vereador, os pacientes macaibenses estão sem fazer qualquer tipo de tratamento.

“A doença é progressiva e irreversível. A única forma de evitar que esses pacientes fiquem cegos é com o tratamento, que começa com o controle da pressão dos olhos e a utilização de colírios. Infelizmente, nem isso está sendo feito”, finalizou.