4 de junho de 2018

Motorista registra Jacaré do Papo Amarelo na pista nova

Foto via Whatsapp

O blog Macaíba News divulgou na noite de ontem, domingo (3), a foto de um Jacaré encontrado por populares na Pista Nova. O cidadão que fez o registro passava pelo local de carro e por um instante acreditou que fosse uma pessoa caída ao chão, ao se aproximar perceberam que era um animal.

A equipe do Cidadão Macaibense conversou com o especialista em Análise Ambiental, Romerito Ferreira, que reside em Macaíba, para tratar do ocorrido e saber quais os procedimentos que o poder público e a população deve tomar em relação a fauna e flora da nossa cidade.

Jacaré do Papo Amarelo

"Esse é um Jacaré do papo amarelo (Caimam latirostis), provavelmente ele vem de algum local alagado próximo a pista nova. Temos ali próximo: o rio jundiaí, que corta o conjunto Tavares de Lyra, bem como, áreas próximas a br, que existem poços de água temporários. Não é admirável o surgimento dessa espécie naquelas mediações, mas, chama atenção o tamanho dele. Espero que ninguém cometa o ato criminoso de matar um animal silvestre.

Como biólogo e professor me chama a atenção, que o aparecimento dessa natureza, só reforça o desequilíbrio visto nas cidades. O crescimento das cidades vem na contra mão do equilíbrio natural. O tamanho dele chama a atenção, esse deslocamento dele para áreas mais próximas a nós, pode ser em virtude da diminuição do seu habitat, afugentamento ou busca por alimento."

Poder Público e População

"Em Macaíba as informações são escassas em relação a fauna e flora. Creio que esse episódio, assim como a divulgação das mídias sociais, alerte a população e estimule o poder público a desenvolver algum trabalho de educação ambiental, cabendo a eles alertar a população alguns cuidados básicos e acima de tudo respeitar o meio ambiente. Inclusive, amanhã é o dia do meio ambiente.

Seria interessante frisar que se a população encontrar esses animais não tentem captura-lo, tão pouco mata-lo, devem ligar para a polícia ambiental para fazer a remoção do mesmo. Hoje o telefone da polícia ambiental não encontra-se funcionando. Assim, pode ser acionado o 190, para que o mesmo acione a polícia  ambiental. Matar animal silvestre é crime (Lei 9.605/98)e pode levar o autor a prisão."

O local conhecido por Pista Nova é bem movimentado pela manhã até o início da noite onde os macaibenses utilizam para o lazer através de esportes e caminhadas. Antes de se tornar uma praça para o esporte e lazer, o local possuía muito mato e era chamado de "campineiro".

"Lindíssimo...um sinal que o Rio Jundiaí tenta manter seu berçário de vida, mesmo encontrando em seu curso inúmeras dificuldades, degradação humana, poluição e desmatamento em suas margens... Esse animal e um sinal que o Rio tem vida e pode sim ser salvo e conservado... A NATUREZA MERECE MAIS RESPEITO." disse Thiago Bernardo, Ativista (proteção aos animais).