13 de setembro de 2018

Academia Macaibense de Letras homenageia Auta de Souza

Foto Cedida / AML

A Academia Macaibense de Letras homenageou a poeta macaibense e patronesse da academia Auta Henriqueta de Souza pela passagem do seu aniversário de 142 anos, através da acadêmica Professora Drª. Ana Laudelina Ferreira Gomes, pesquisadora a mais de 20 anos da vida e da obra da ilustre macaibense.

A sessão contou com a presença de alunos da Escola Estadual Auta de Souza, Escola Estadual Henrique Castriciano de Souza e Escola Municipal Auta de Souza, acompanhado de professores e diretores, que lotaram o auditório “Joca Leiros” da Casa de Cultura de Macaíba, gentilmente cedida pelo coordenador Augusto Neto.

O presidente da Academia Historiador Dr. Anderson Tavares de Lyra abriu as homenagens falando da importância de se manter acessa a chama votiva da memória do nosso povo para que possamos caminhar pelo presente e pelo futuro com a segurança do exemplo edificante que cada macaibense do passado nos deixou. Essa é uma das missões da Academia de Letras. Estiveram presentes os acadêmicos Hailton Mangabeira, Francisco Barbosa do Nascimento e Olímpio Maciel.

Além da fala da Drª. Ana Laudelina que discorreu sobre todo o processo de sua pesquisa o resultado que é o seu livro “Auta de Souza: a noiva do verso”, ocorreu uma exposição de livros escritos sobre Auta de Souza.

Ao final a palestrante doou a biblioteca da Academia um raro exemplar da segunda edição do livro Horto, editado em Paris, França, no ano de 1910. A professora doou ainda seus livros para as bibliotecas das escolas presentes e para o Instituto Pró-Memória.







Fotos Cedidas