24 de outubro de 2018

Clarissa Matias participa de projeto da Câmara dos Deputados e visita Brasília/DF

"...uma das maiores experiências acadêmicas e
profissionais da minha vida" _ Clarissa Matias

A jovem Clarissa Matias, estudante de Direito, Profª de Inglês e eleita Miss Macaíba em 2017, viajou para Brasília/DF no mês de setembro representando o RN ao participar do projeto "Estágio-Visita" da Câmara dos Deputados, evento chancelado pela Segunda-Secretaria e conduzido pelo Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR). 

Todas as despesas da viagem são pagas pela Câmara dos Deputados. Em setembro, foram selecionados no RN somente dois alunos, um da UNI-RN (Clarissa) e outro da UNP. Os dois cursando o oitavo período de Direito. O estágio-visita de curta duração possui o intuito de oferecer a estudantes do Brasil inteiro conhecimento teórico, através das palestras, aulas e debates acerca do Poder Legislativo Brasileiro, e prático, por meio das visitas que nos foram propiciadas para conhecer de perto o cotidiano do legislativo, além de simularmos sessões plenárias onde os alunos atuam como se fossem Deputados Federais.

Divididos em grupos para cumprir "missões" que a organização os desafiava,
criando projetos de lei para resolver questões a longo, médio e curto prazo.

Clarissa conversou com a equipe do Cidadão Macaibense e relatou a experiência de visitar as principais instituições do Brasil;

Clarissa Matias / Foto: Cedida

"Participamos de debates nas comissões emitindo o nosso próprio parecer, propomos projetos de lei e o tema em debate envolvia reforma política, fake news e eleições 2018. Participei da entrevista na TV Câmara falando sobre violência contra a mulher no Brasil, e pude entrevistar algumas deputadas acerca do tema. (Entrevista: Click Aqui). Eu estava representando nosso estado nos momentos de simulação e tive a oportunidade de além de conhecer o funcionamento e papel da Câmara dos Deputados, conheci o Senado Federal e assisti a sessão plenária no Supremo Tribunal Federal - STF.


Vivi uma das maiores experiências acadêmicas e profissionais da minha vida, até hoje. Saí dos bancos da faculdade e pude ver de perto como de fato as coisas funcionam, hoje mais do que nunca, eu acredito na mudança política e na força que a juventude têm pra transformar a realidade da nossa sociedade. Por isso, acho tão importante que os jovens de nossa cidade conheçam, busquem se informar, sobre qual o papel do poder legislativo e executivo, ter consciência sobre esses assuntos é crucial para que possamos votar com responsabilidade e reivindicar com fundamentação."


"O maior desafio ali dentro, e maior aprendizado também, foi exercer a "escutatória", ouvir posicionamentos contrários e encontrar em conjunto a melhor solução possível aos problemas enfrentados pelo país." finalizou Clarissa

Em setembro, participaram 70 alunos de todos os estados do país.
Fotos: Cedidas