![]() |
Cadernos de prova do Enem 2017 — Foto: Ana Carolina Moreno/G1 |
G1: A nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é tradicionalmente a maior nota da prova. Os estudantes que tiram zero na redação ficam fora de processos seletivos como Fies e Prouni, que usam a nota do Enem para classificar candidatos a uma vaga em universidades públicas e privadas no Brasil.
Na ‘Cartilha da Redação’ de 2018 do Enem, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é uma espécie de manual que explica aos candidatos como funciona a correção da redação, foram apresentadas três mudanças à lista de motivos para um candidato ficar com nota zero na redação do Enem:
- Retirada do item "desrespeito aos direitos humanos".
- Inclusão de mais detalhes no item "impropérios desenhos e outras formas propositais de anulação": agora, o Inep deixa claro que números ou sinais gráficos fora do texto também rendem nota zero.
- Maior rigidez na regra que proibia texto em língua estrangeira. Será anulada a prova do candidato que tenha "texto predominantemente em língua estrangeira".
Em 2017 das 4,72 milhões de redações corrigidas, 309.157 tiveram notas zero. A fuga ao tema da prova foi o motivo para zerar a redação.
Veja lista de motivos para uma redação do Enem 2018 levar nota zero: Click Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Tenha consciência do que você vai comentar.