29 de dezembro de 2018

Ipem/RN inaugura prédio que abrigará laboratório têxtil de referência


O diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN), Cyrus Benavides, inaugurou nesta sexta-feira (28) o novo prédio para ampliação da sede Natal. O processo da aquisição do imóvel, iniciado em 1998, foi concretizado no final deste ano e possibilitará a realização de novos serviços de utilidade pública pelo órgão.

Com recursos já assegurados, na nova estrutura será construído um moderno laboratório, uma referência nacional para análises têxteis e que atenderá demandas de todo o Nordeste.


Com isso, o Ipem aumentará a capacidade de atendimento e realizará não apenas o exame formal de produtos expostos à venda, que consiste na observação de dados do fabricante ou do importador, país de origem, composição têxtil, cuidados com a conservação, entre outros aspectos. Num futuro próximo, por meio de ensaios físico-químicos em laboratório, será possível atestar a correspondência entre a indicação da composição enunciada e a composição efetiva do produto.


O diretor Cyrus Benavides destacou o trabalho de excelência realizado no Estado pelo Instituto, assim como os benefícios dessa aquisição para a população. “Com a ampliação da sede, teremos uma estrutura moderna com maior capacidade de fiscalização, para que a população não seja lesada em suas relações de consumo. Essa unidade é uma vitória, principalmente para o Ipem que realiza um trabalho fundamental para a saúde e segurança da sociedade”.

O órgão desenvolve um trabalho minucioso de fiscalização, seja em operações especiais ou cotidianas, nas quais equipes de agentes fiscais atuam para que consumidores levem para casa produtos dentro dos padrões certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).